Menu
Brasília

R$ 22 milhões investidos no Ceasa-DF

Evento de inauguração do novo pavilhão de comercialização e reabertura do Mercado do Peixe contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e do vice Paco Britto

Redação Jornal de Brasília

05/12/2019 15h50

Catarina Lima
[email protected]

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou, ontem, o primeiro dos três pavilhões de comercialização da Central de Abastecimento de Brasília (Ceasa) e reabriu o mercado do peixe, que já havia funcionado na feira. O investimento do governo local nas benfeitorias foi de 22 milhões. Na oportunidade também foi inaugurado um posto de Brigada de incêndio e primeiros socorros, bem como lançado o edital de Parceria Público-Privada para a construção do Mercado Central de Brasília. Foi também lançado o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do Mercado Central de Brasília.

O Pavilhão entregue – o B10 – é composto por seis boxes com aproximadamente 300m², cada. Eles foram projetados visando a sustentabilidade e a tecnologia. Será utilizada iluminação de LED e uma estrutura para o reúso de água, destinada para irrigação e combate ao incêndio, gerando e economia energética e preservando o meio ambiente. Além disso, os boxes possuem estrutura para construção de painel de energia fotovoltaica. 

Agora o GDF planeja inaugurar a Ceasa atacadista e aumentar a margem de lucro dos produtores. O caminho que estamos resgatando e trabalhando é o de uma política de abastecimento onde a Ceasa seja a protagonista”, afirmou o secretário de Agricultura, Dilson Resende, um dos parceiros nas ações de melhorias da Ceasa-DF. 

A reativação do mercado do peixe foi feita em parceria com a Secretaria de Agricultura, a Ceasa-DF. O objetivo é incentivar o consumo de pescados na capital. O espaço está localizado ao lado do Mercado Orgânico e oferecerá pescados a um preço acessível, além de dar oportunidade aos piscicultores para oferecerem e apresentarem seus produtos produzidos na região do DF e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

PPP para Construção do Mercado Central

O Mercado Central de Brasília é um dos projetos propostos pela gestão do atual governo. Na cerimônia desta quinta-feira foi anunciado o edital de Parceria Público-Privada visando a construção deste espaço para a comercialização na capital. A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 50 milhões. “O Mercado Central de Abastecimento será exemplo para todo o Brasil”, aposta o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, durante seu discurso no local. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado