Menu
Brasília

Queda de viaduto afeta rota de blocos de Carnaval

Arquivo Geral

07/02/2018 12h16

Divulgação

Raphaella Sconetto
[email protected]

A queda no viaduto do Eixão Sul não só afetou o trânsito. Agora, a rota dos principais blocos de Carnaval de Brasília, como o Galinho de Brasília e Engenhoca, que costumavam se concentrar em áreas próximas ao desabamento, pode ser alterada. Raparigueiros e Baratona estavam com o local já alterado para 2018: o percurso acontecerá no Eixo Monumental. A Secretaria de Cultura ainda não definiu quais são as mudanças.

Segundo o presidente Galinho de Brasília, Romildo de Carvalho Júnior, ontem mesmo o bloco esteve em reunião na Secretaria de Segurança Pública, onde foram informados que uma possível alteração no percurso pode ser feita, já que um dos trechos que o bloco passa é no Eixinho. “Os órgãos responsáveis pelo trânsito pediram que a gente encaminhasse o trajeto que estava previsto para eles estudarem e ver o que pode acontecer”, explica. “Só que ainda não temos uma posição”, completa.

Já o organizador do Raparigueiros, Wellington Santana, garantiu que o desabamento não afetará em nada a folia do bloco em que ele organiza e o do Baratona. “Esse ano já havíamos mudado o local e o percurso. Será no Eixo Monumental. Foi um acordo entre o blocos [Raparigueiros e Baratona] e os prefeitos das quadras”, afirma. Os foliões do Raparigueiros terão que se concentrar na Torre de TV, no domingo (11), às 16h. De lá, o trio elétrico subirá até o Palácio de Buriti e retorna ao local de partida.

Não há motivos para o público não ir ao carnaval de rua. É o que assegura o presidente da da Liga dos Blocos Tradicionais, Jorge Simas. “De maneira alguma o desabamento vai prejudicar a ida dos foliões. Vários aspectos vão permitir a ida deles, como a questão do metrô que vai funcionar. Indiretamente, pode complicar um pouco a locomoção, onde estacionar um carro, por exemplo”, pondera. “A queda do viaduto é um problema sério, mas o carnaval de Brasília passa por outros problemas maiores, como questões financeiras e estruturais”, acrescenta.

VERSÃO OFICIAL

Em nota, a Secretaria de Cultura informou que as alterações do Raparigueiros e Baratona, antes do desabamento do viaduto, foram necessárias para diminuir o impacto na vizinhança. No entanto, a pasta não descarta outras mudanças nos locais de concentração ou percurso de outros blocos de carnaval. “Outros blocos podem ser que precisem mudar o trajeto devido à alterações de trânsito e de logística do ordenamento do espaço público diante do ocorrido. Ainda não há definições”, alegou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado