Menu
Brasília

Projeto de Lei assusta PMs e Bombeiros do DF

PMs e bombeiros reivindicam que o governo promova o plano de reestruturação da carreira e conceda o tão aguardado reajuste salarial para as duas categorias

Aline Rocha

09/10/2019 16h28

Foto: Divulgação

Da Redação
[email protected]

Na manhã desta quarta-feira (09), a cúpula do Palácio do Planalto realizou uma reunião para tratar da proposta de reforma da previdência dos militares com parlamentares e representantes das forças militares dos estados e Distrito Federal. O governo enviou o projeto de lei 1645/19 para o Congresso Nacional que trata da alteração do Estatuto dos Militares e outras regras da categoria. Porém, para os policiais militares e bombeiros do DF o projeto não atende as duas categorias.

A reunião foi mediada pelo general Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, que deixou claro que o propósito do governo é atender a todos. “A meta do governo é fazer uma reforma que seja ideal para o Estado e justa para os militares”, apontou Ramos.

Os PMs e bombeiros estão reivindicando que o governo promova o plano de reestruturação da carreira e conceda o tão aguardado reajuste salarial para as duas categorias. O GDF encaminhou o pedido de recomposição salarial para os policiais civis e deixou de fora as duas corporações militares do DF.

Entre os participantes do encontro estava o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) que é o coordenador da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional e vice-líder do governo no Senado. O parlamentar vem trabalhando incansavelmente para que o governo atenda às três categorias. “Nós temos que buscar um meio termo para resolver esse impasse. Vamos chegar a uma redação que atenda à todos”, destacou o parlamentar. Para ele, o governo Bolsonaro já sinalizou que há a intenção de chegar a um denominador comum.

Para o coronel Elias Müller, que participou da reunião representando as entidades de policiais militares, para que as forças de segurança do DF sejam contempladas é preciso que o governo enviei um projeto para o Congresso Nacional que trate somente das três corporações.

A reunião terminou sem um consenso quanto à reforma da previdência dos militares e o secretário especial da Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, marcou um outro encontro para esta quarta-feira, às 18h, para tentar sanar todas as dúvidas e atender às reivindicações de todas as categorias.

Para o senador Izalci Lucas, ao concluir essa fase de ajustes da proposta, os esforços deverão ser concentrados em buscar apoio dos demais parlamentares no Congresso Nacional.

Participaram da reunião, os comandantes das Polícias Militar do DF, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Goiás, os comandantes do Corpo de Bombeiros do DF, Minas Gerais e Goiás, o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, além de policiais e bombeiros dos estados citados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado