Menu
Brasília

Projeto de alfabetização e letramento gratuito para jovens e adultos chega a Taguatinga

Aulas terão início na semana do dia 12 de agosto, no Campus de Taguatinga, do Centro Universitário Estácio de Brasília

Redação Jornal de Brasília

25/07/2019 12h13

Alfabetização

Alfabetização. Foto: Agência Brasil

Por um período de quatro meses, jovens e adultos brasilienses analfabetos terão a oportunidade de se alfabetizarem, aprenderem a ler, escrever e fazer contas, gratuitamente com professores, monitores e alunos universitários. A iniciativa é do Centro Universitário Estácio de Brasília, que a partir de agosto lança seu Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que integra o Programa de Responsabilidade Social da instituição, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que quer garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos – homens e mulheres – estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática até 2030.

Metodologia

As aulas acontecerão no período noturno com duração de três horas por dia, duas vezes por semana, e serão totalmente gratuitas para os alfabetizandos. Elas serão ministradas por estudantes dos cursos superiores e de licenciaturas do Centro Universitário Estácio de Brasília, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – com a participação do corpo docente da Instituição.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 5 de agosto, diretamente nas salas de matrícula das unidades que oferecem o curso e as aulas terão início na semana de 12 de agosto. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.estacio.br/alfabetizacao ou por meio do telefone gratuito 0800 880 6774.

As turmas terão em média até 24 estudantes e, ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel. Com essas competências o alfabetizado pode exercer plenamente a sua cidadania reconhecendo o seu valor e seu papel na sociedade, aumenta as suas chances de ingressar no mercado formal de trabalho e tem possibilidade de dar continuidade dos estudos.

Sobre o projeto

Desde sua criação, no primeiro semestre de 2018, o Projeto de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos já contou com a participação de mais de 300 alunos. A iniciativa ganhou força e notoriedade no setor de educação e está se expandindo cada vez mais. Primeiro Rio de Janeiro, depois Carapicuíba (em São Paulo) e agora Rio Grande do Norte (Natal) e Brasília (em Taguatinga). “Nossa meta é levar esse projeto a todas as unidades da Estácio no Brasil. Estamos alinhados com os ODS 4 da ONU e queremos combater o analfabetismo e erradicá-lo no entorno de nossos campi. Os novos dados do IBGE nos mostram que a batalha ainda é bem grande”, afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Estácio.

A metodologia foi desenvolvida de forma a incentivar e efetivar o aprendizado dos jovens e adultos, a promover a sua autoestima, a reconhecer as suas potencialidades e a evitar a evasão dos alfabetizandos. “Esses adultos se sentem excluídos por conta do analfabetismo e é muito comum que tenham o ímpeto de desistir. Por isso, atuamos de forma a apoiar os alunos a seguirem estudando, apesar das dificuldades”, complementa Cláudia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado