Menu
Brasília

Projeto da UnB doa máscaras e protetores faciais aos hospitais do DF

Os protetores faciais, que são higienizáveis, precisam de muito cuidado e uma completa limpeza com álcool 70% após o uso

Redação Jornal de Brasília

09/04/2020 18h40

Foto: Material cedido ao Jornal de Brasília

Em falta pela alta e repentina demanda no cuidado contra o novo Coronavírus, as máscaras e protetores faciais são imprescindíveis e indispensáveis para os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. Nesta quinta-feira (9) a equipe do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) recebeu doações desses equipamentos por meio do projeto Produção Vida 2020, da Universidade de Brasília (UnB). 

O projeto é uma ação conjunta, o LAB (Laboratório Aberto de Brasília) com auxílio da UnB (Universidade de Brasília) e FINATEC, além de parcerias da iniciativa privada, que deram início ao que consiste em fazer o uso de impressoras 3D realocadas para o LAB para produzir as máscaras e doar aos hospitais do Distrito Federal.

Atualmente, um total de 151 protetores faciais já foram entregues, sendo 100 unidades foram para o Hospital Regional da Asa Norte; 15 unidades para Hospital Odontológico de Taguatinga; 32 unidades para o Hospital Regional do Gama; 4 unidades para equipe de produção de álcool do Instituto de Química da UnB.

A ação de hoje ocorreu no HRAN com a entrega de 50 unidades (até ontem, o HRAN havia recebido apenas 50). Os protetores faciais, que são higienizáveis, precisam de muito cuidado e uma completa limpeza com álcool 70% após o uso.

Uma parceira importante também na realização de toda a parte de tecnologia do projeto é a Cotidiano Aceleradora, que está prestando todo o auxílio necessário nessa ideia a fim de ser colocada em prática.

A equipe direta na manufatura dos protetores é formada por 10 alunos de graduação e pós-graduação da UnB. O projeto precisa de ajuda, tanto de mão de obra, quanto de doações. Os alunos que estiverem interessados em participar da realização do projeto, devem entrar em contato com as empresas juniores e o Centro Acadêmico da faculdade para solicitar a entrada.

Presente diretamente em toda a construção do projeto para auxiliar em toda a parte tecnológica, a Cotidiano Aceleradora esteve junto na ação das entregas na manhã desta quinta. “Está no DNA da Cotidiano esse apoio ao ecossistema de inovação, e essa parceria com a UnB é fantástica. Nos facilita executar o nosso principal propósito: apoiar os empreendedores que vão melhorar e mudar o nosso dia a dia e o mundo” Explica Eduardo Pinto, Diretor de Marketing da Cotidiano Aceleradora de Startups.

Aos que estiverem interessados em ajudar, doações podem ser feitas pelo site da Finatec. O preenchimento do formulário. Além do dinheiro, o projeto também aceita doação de grande quantidade de álcool 70% ou mais, rolos de papel toalha, luva para corte de borracha, luva de látex, agua sanitária, saco de lixo azul, rolo de papel grau cirúrgico para esterilização 30 cm de 100 metros, material para manutenção de impressoras, como ventoinha, bicos de impressão 0,6, blocos de extrusão, placas de PET ou Placas de PET.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado