Menu
Brasília

Projeto Céu de Brasília leva arte e sustentabilidade para escolas públicas do DF

Arquivo Geral

25/09/2014 11h17

A Escola Classe 2, localizada na Estrutural, recebe no sábado (27/09), a partir das 9h, a primeira oficina do Projeto Céu de Brasília, iniciativa financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e organizada pelo Coletivo Palavra, em colaboração com a Rede 10porHora.

Partindo da visão poética sobre o “Céu de Brasília”, 60 alunos do ensino fundamental, com idade entre 9 e 11 anos, vão receber noções sobre arte, sustentabilidade e apropriação do espaço urbano como possibilidade para manifestações artísticas.

Ao final da oficina, as crianças realizam uma pintura coletiva numa parede da própria escola, baseada no tema do projeto, utilizando tintas atóxicas, desenvolvidas especialmente para o trabalho.

O material didático é composto por uma cartilha em formato de revista em quadrinhos, que vai abordar, de maneira lúdica, conceitos sobre arte, reciclagem, reutilização de materiais e maneiras alternativas e naturais para o preparo de tintas. A revista foi elaborada pelo artista plástico e idealizador do projeto, Renato Moll, com apoio da equipe do 10porhora.

O “Ceú de Brasília” conta com um sítio na internet e perfis em redes sociais que atualizarão as pesquisas, estudos e produções realizadas pelo projeto, que será desenvolvido em mais duas escolas, localizadas em Itapoã e Ceilândia, até o final deste ano.

Tintas – As tintas utilizadas na oficina são um produto artesanal, feito com elementos atóxicos e elementos naturais como argila, pigmentos vegetais, minerais e temperos.

Para a pintura coletiva feita pelas crianças, com supervisão de Renato Moll e mais dois artistas convidados, Pedro Sangeon, o “Gurulino”, e Verônica Pires, serão utilizados cerca de 18 litros de cada cor primária (azul, amarelo e vermelho), além de branco e preto. O suporte da obra é uma parede da própria escola, próxima às salas de aulas, uma maneira de perpetuar a “brincadeira” e reflexão sobre arte e meio ambiente.  

Dia da Família – O Projeto Céu de Brasília, na Escola Classe 2 da Estrutural, será realizado concomitantemente com o “Dia da Família”, evento que contará com diversas atividades. Cerca de 500 pessoas devem participar da programação, além de apreciar a obra coletiva pintada pelas crianças.

 

Sites relacionados ao projeto:

Céu de Brasília: http://ceudebrasilia.com.br/

Coletivo Palavra: http://www.coletivopalavra.com.br/

Projeto 10porhora: http://10porhora.org

Projeto Permacultura Ilimitada: http://www.permaculturailimitada.com.br/

Renato Moll: www.renatomoll.com.br

 

Projeto Céu de Brasília – Aprovado pelo edital FAC-DF nº 05/2013 de Indicadores, Informações e Qualificação; Modalidade: Arte/Responsabilidade Social Módulo I.

O projeto é produzido pelo Coletivo Palavra, coletivo de produção de Arte de Interface, com foco prioritário nos recursos da web, conhecido pelos eventos multimídia Pala Coletiva, realizados desde 2010. Entre os projetos do grupo também apoiados pelo FAC-DF estão o “Álbum Preta”, de Leandro Morais, os álbuns “Palavra” e “Música de Sarau”, de Eros Trovador, e o Projeto Farra da Comunidade de Thiago Jorge.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado