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Brasília

Programa “Sejus mais Perto do Cidadão” chega na Estrutural

A comunidade terá acesso a emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, dentre outros serviços oferecidos em tenda montada pelo Na Hora

Redação Jornal de Brasília

12/09/2019 16h21

Da Redação
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Na próxima sexta (13) e sábado (14) a Cidade Estrutural receberá as principais ações do programa Sejus Mais Perto do Cidadão, que levará vários serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) à população local.

Esta é a sétima edição do programa, que tem à frente a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e que já realizou quase 25 mil atendimentos nas cidades da Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Brazlândia e São Sebastião.

A comunidade terá acesso a emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, dentre outros serviços oferecidos em tenda montada pelo Na Hora. E também, corte de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão arterial. Tudo em tendas montadas em frente à sede da administração, das 9 às 17 horas. 

No local serão oferecidos também serviços odontológicos, oftalmológicos, além de informações sobre os direitos do consumidor, do idoso, música com cantores da cidade e museu de ciências naturais, dentre muitas outras atrações. Mulheres que foram vítimas de violência e foram acolhidas pela Sejus estarão no local participando da Feira de Talentos onde venderão seus produtos.

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, o programa é importante pois “aproxima o governo da população, promove facilidade de acesso a vários serviços de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

Serviços oferecidos:

  • Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência – Orientações no âmbito do programa “Pró-Vítima” a pessoas que sofrem atos de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional; “Feira de Talentos Pró-Vítima”, ação para que as mulheres atendidas pelo Pró-Vítima comercializem seus produtos. 
  • Subsecretaria do Sistema Socioeducativo – Venda de hortaliças cultivadas pelos adolescentes do Socioeducativo e produtos de panificação.
  • Subsecretaria de Assuntos Funerários – Informações sobre serviços funerários e cemitérios. 
  • Subsecretaria de Políticas para Idoso – Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos. 
  • Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes – Circuito brincar com exposição e brincadeiras confeccionados com materiais recicláveis; atividades pedagógicas; recreação com pula-pula, algodão-doce, pipoca, cachorro-quente. Contação de histórias. Orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar. Oficinas e apresentações artísticas para crianças.
  • Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais.
  • Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – Prevenção ao uso de drogas nas escolas; orientações sobre uso indevido de substâncias psicoativas; encaminhamentos ao CAPES e às Comunidades Terapêuticas. 
  • Ouvidoria – Acolhimento de elogios, reclamações e sugestões. 
  • Instituto de Defesa do Consumidor  – Atuará para sanar dúvidas dos consumidores, orientar e abrir solicitações do consumidor.
  • Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – Estará no local para fazer Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho (no caso de roubo apresentar boletim de ocorrência), CPF, emissão de débitos da Secretaria da Fazenda, CEB e Caesb. Também, a orientação jurídica, atendimento psicológico, social e 2° via da isenção da taxa de vulnerabilidade. Van de conveniência móvel do BRB para facilitar a vida de quem tem débito a pagar.
  • Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial – Distribuição de material informativo sobre direitos da comunidade LGBT; Informações sobre direitos das pessoas com deficiência e cadastramento de currículos; corte de cabelo.
  • Polícia Civil do Distrito Federal – Ônibus para confecção da carteira de identidade; apresentação à população do trabalho realizado pelos cães das polícias do DF. 
  • Secretaria de Saúde – Orientações sobre alimentação saudável; aferição de glicemia e pressão arterial; Prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); combate à dengue. 
  • Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – Informações ou providências, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços oferecidos pelo MPDFT, seus órgãos e serviços auxiliares.
  • Secretaria de Desenvolvimento Social – Atendimento para isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Defensoria Pública – Orientação Jurídica e psicossocial.
  • Secretaria da Mulher – Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher: atendimento psicológico e social para vítimas de violência. 
  • Fundação Regional de Assistência Oftalmológica  – Exame de vista. Pressão do olho. Prevenção de cegueira. Gratuidade para óculos monofocal. 
  • Secretaria de Turismo – Centro de Atendimento ao Turista – apresenta os pontos turísticos de Brasília.

Com informações da Agência Brasília.

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