Menu
Brasília

Programa leva saúde e cidadania a moradores

Ação terá 300 voluntários para emitir documentos e realizar exames médicos

Marcus Eduardo Pereira

16/08/2019 5h27

Petro: Pedro Marra itinerante em São Sebastião

Pedro Marra
[email protected]

Entre hoje e amanhã (17), de 9h às 17h, moradores de São Sebastião terão acesso a uma ação integrada com vários serviços gratuitos à população na sede da Administração Regional da cidade, na quadra 101, Área Especial. O evento é organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) em conjunto com o Governo do Distrito Federal (GDF) e demais órgãos públicos. Cerca de 300 servidores voluntários estarão à disposição, em cada dia, nas tendas montadas no local.

Esta é a sexta edição do programa Sejus Mais Perto do Cidadão, que já atendeu 22 mil pessoas em diversas regiões administrativas do DF. Os moradores que forem ao evento poderão emitir documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. Além disso, também será possível fazer testes de glicemia e aferição da pressão arterial com servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

O aposentado Isaias Alves da Silva, 57 anos, vai aproveitar o evento para resolver problemas com documentação e de saúde. “Fiz a minha primeira carteira de identidade com 18 anos, e já mudei demais. Eu tenho diabetes tipo 1 e vou ao evento porque aqui na cidade não tem médico o suficiente para a população, eles ficam de férias e o serviço fica precário. Vou para aferir a minha pressão também”, diz.

A servidora pública Klewby Morais, 52 anos, trabalha na Asa Norte e mora em São Sebastião. Mesmo podendo resolver problemas no Plano Piloto, ela avalia que ações integradas como essa na cidade natal são válidas até certo ponto. “É bem melhor ter esses serviços aqui do que ter que se deslocar para o plano. Quero vir e conhecer se vai realmente ajudar a população.”

Para a auxiliar de educação, Ana Maria Caldas, 53 anos, existem muitos serviços fixos que ainda faltam na região. “Temos poucos bancos, por exemplo. Essas ações são boas para quem precisa tirar documento. Esse tipo de serviço integrado deveria acontecer sempre”, opina.
Outras atividades
Além das ações programadas para sexta e sábado, durante toda esta semana as escolas da região também receberam ações do programa. Equipes da Sejus fizeram rodas de conversa com alunos sobre temas como direitos humanos, LGBTfobia e bullying.

Crianças e adolescentes também terão espaço no programa com oficinas e apresentações artísticas, brinquedoteca com trabalhos que estimulam a concentração, exposição sobre trabalho infantil e, inclusive, orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio. A partir das 11h de amanhã, haverá um grande almoço com galinhada especial para os participantes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado