Menu
Brasília

Procura por divórcios estão em alta durante a quarentena

Números oficiais ainda são baixos porque cartórios estavam fechados, mas busca por defensores confirma alta nas separações

Milena Carvalho

30/09/2020 13h29

As rotinas e as prioridades mudaram. Acostumar-se com o novo cotidiano durante a pandemia tem sido uma dificuldade para as famílias brasileiras. A convivência diária entre casais tem influenciado o aumento da procura por divórcio, embora os números oficiais, por enquanto, se mostrem baixos no DF – mas em função do fechamento dos cartórios da cidade- advogados de família, no entanto afirmam que estão sendo cada vez mais procurados para consultoria sobre o tema.

Esse aumento foi sentido pelo advogado Wesley Lima Verde, “cresceu entre 30% e 50% a demanda por divórcio somente em meu escritório em relação ao mesmo período do ano passado”, relatou o especialista.

 

A procura “divórcio online gratuito” cresceu 10 mil % e a busca por “divórcio virtual” também teve um aumento significante de 85%. “Como dar entrada em um divórcio” teve aumento de 82% segundo dados divulgados pelo Google Brasil. De acordo com Wesley, especialista em Direito de Família, isso ocorre porque “as principais discussões podem ser resolvidas por meio do diálogo, porém os casais têm se mostrado impacientes e incapazes de se resolverem”, além disso, o advogado destaca o aumento de casos de agressões entre casais.

O especialista avisa ainda que o pedido de divórcio está sendo mais fácil durante a pandemia, “não há mais necessidade de provar quem deu causa ao divórcio, basta, apenas, a vontade de uma das partes na separação e a decisão do juiz é imediata”, relata Wesley.

Divórcio Online

Muito procurado entre abril e julho de 2020, o divórcio online pode ser feito se o casal estiver de comum acordo, sem a necessidade de demanda judicial, necessitando de audiência apenas se as partes não concordarem quanto a outras questões vinculadas ao divórcio como partilha de bens, guarda de filhos e prestação de alimentos.

O atendimento nos escritórios de advocacia, em geral, tem sido feito por meio de videoconferência assim como as audiências.

Advogado Wesley Lima Verde

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado