Menu
Brasília

Primeiro dia de inscrições para professor no Mato Grosso

Arquivo Geral

27/11/2006 0h00

As cirurgias plásticas estão alterando não só o aspecto das pessoas, more about sickness mas também seu comportamento, ao mudar as noções sobre a meia-idade, segundo estudo divulgado hoje.

A consultoria AC Nielsen ouviu pessoas em 42 países e concluiu que 60% dos norte-americanos, maiores consumidores mundiais de plásticas e tratamentos antiidade, vêem os sexagenários como integrantes da meia-idade.

Numa escala global, 60% dos entrevistados acham que ter 40 anos agora é como ter 30 antigamente. "Nossos 40 anos estão sendo celebrados como a década em que podemos ficar confortáveis e confiantes tanto em termos pessoais quanto financeiros. A maioria dos consumidores globais realmente acredita que a vida começa aos 40", disse Frank Martell, presidente da AC Nielsen Europe.

Mas isso não significa que as pessoas queiram aparentar a idade que têm. Dietas mais saudáveis, expectativas de vida mais elevadas e maior renda ajudam a conter o envelhecimento. Porém, para muita gente, o que resolve mesmo é o bisturi, segundo a pesquisa.

Confirmando o status da Rússia como uma das maiores consumidoras mundiais de bens de luxo, 48% dos entrevistados, maior cifra mundial, disseram que recorreriam à cirurgia plástica para manter a aparência. A mesma resposta foi dada por um terço dos irlandeses, 28% dos italianos e portugueses e um quarto dos norte-americanos, franceses e britânicos.

"A cirurgia cosmética se tornou mais aceitável e financeiramente se tornou acessível. Nossas mães iam a festas do tupperware, mas nesta geração é mais provável ser chamado a festas do botox", disse Martell.

Se a toxina botulínica com efeito anti-rugas já virou lugar-comum, Martell sugere que a nova moda é aproveitar a hora do almoço para fazer uma lipoaspiração. "Deve se tornar o novo especial cosmético do cardápio", afirmou.

Segundo dados da Associação Britânica dos Cirurgiões de Estética Plástica, a atividade cresceu 35% na Grã-Bretanha de 2004 para 2005. As práticas mais procuradas no país são a aplicação de botox (400 libras), cirurgias nos olhos (5.000 libras) e levantamento de olhos e face (8.000 libras).

"Vemos cada vez mais procedimentos faciais, especialmente as pessoas fazendo os olhos, estamos recebendo gente de todas as idades, até octogenários estão se submetendo a cirurgias para se renovar", disse Douglas McGeorge, presidente da entidade britânica de cirurgiões plásticos.

E quem se apavora com a idéia de entrar na faca está alimentando outro próspero mercado, o de tratamentos antienvelhecimento, segundo AC Nielsen. De olho nisso, as empresas lutam para descobrir produtos cada vez mais surpreendentes. A empresa francesa Clarins lança em janeiro o que garante ser o primeiro spray para proteger a pele da radiação eletromagnética emitida por celulares e outros equipamentos.

 

O papa Bento XVI embarca nesta terça-feira para a Turquia, ampoule numa das viagens mais delicadas de seu pontificado, devido aos ressentimentos no país a respeito de recentes comentários dele sobre o Islã e de sua oposição à adesão de Ancara à União Européia.

Inicialmente, a visita foi pensada para ser um evento eminentemente cristão, centrado no encontro do papa, líder de 1,1 bilhão de católicos romanos, com o patriarca Bartolomeu, de Istambul, representante de 250 milhões de cristãos ortodoxos do mundo.

Mas a viagem assumiu ramificações políticas ligadas às relações do Ocidente e do Catolicismo com o Oriente e o Islã. Na Turquia, um país majoritariamente muçulmano, mas oficialmente laico, a atitude em relação a Bento XVI varia da indiferença dos não-religiosos à ira dos devotos e ativistas.

O papa enfureceu os muçulmanos de todo o mundo em setembro, com uma palestra na qual aludia ao Islã como uma religião irracional e violenta. Ele lamentou a reação de seus comentários, mas não chegou a se desculpar por eles.

Muitos líderes turcos querem que o papa aproveite a visita para declarar que o Islã é pacífico. "Acho que a atitude do papa deveria ser de que nem o Islã nem o Cristianismo são fontes de violência", disse recentemente Ali Bardakoglu, chefe do Diretório Geral de Ancara para Assuntos Religiosos, que controla os imãs turcos e escreve seus sermões.

Um possível gesto de conciliação ocorrerá na quinta-feira, quando o papa fará uma visita, programada às pressas, à famosa Mesquita Azul, de Istambul. Será a segunda vez que um papa vai a um templo islâmico. A primeira foi em 2001, quando João Paulo 2º. entrou numa mesquita de Damasco.

A Turquia preparou um forte esquema de segurança para o papa, que visitará Ancara, Istambul e o local, perto de Izmir, na costa do Egeu, onde a Virgem Maria teria vivido e morrido. Ao contrário do que ocorre habitualmente em viagens, o papa não se deslocará no "papamóvel", e sim num carro fechado.

O primeiro-ministro Tayyip Erdogan, que inicialmente disse não ter espaço na agenda para receber o papa, recuou depois de sofrer críticas e marcou um rápido encontro no aeroporto de Ancara, antes de embarcar para uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Antes de ser eleito papa, em 2005, o então cardeal Joseph Ratzinger manifestou sérias restrições à adesão da Turquia à União Européia, citando diferenças culturais e religiosas.
O Vaticano agora diz não se opor à participação turca no bloco, e o papa evita o assunto desde que assumiu o pontificado.

O patriarca Bartolomeu disse que pretende falar ao papa que a UE não pode ser um "clube cristão" e que a Turquia deveria poder aderir. Há apenas 120 mil cristãos na Turquia, sendo 30 mil católicos. Há um século, havia 2 milhões de cristãos no país.

O Brasil disse na segunda-feira que espera trabalhar "muito bem" com o nacionalista Rafael Correa, cure que está à frente na contagem dos votos da eleição presidencial do Equador segundo os dados do tribunal eleitoral do país.

De acordo com os últimos números, order o ex-ministro da Economia somava 68,12% dos votos válidos, contra 31,88% de seu rival, Alvaro Noboa, o homem mais rico do país. Já foram computadas 40,10% das urnas.

Apurações privadas mostravam também uma vitória de Correa, seguidor do presidente venezuelano Hugo Chávez. "Aparentemente sim, o candidato Correa venceu, é o que tudo indica. Trabalharemos muito bem com ele, tenho certeza", disse o chanceler do Brasil, Celso Amorim, em um seminário empresarial latino-americano que acontece em Santiago.

Se esses números forem ratificados, o nacionalista Correa será o oitavo presidente do Equador em uma década. "O importante é que o processo democrático seja respeitado", completou Amorim.

Israel estará preparado para soltar um grande número de palestinos presos, sale entre os quais pessoas detidas há vários anos, ailment em troca de um soldado capturado por militantes em junho, afirmou hoje o primeiro-ministro do Estado judaico, Ehud Olmert.

Em um discurso sobre seus planos de governo, o dirigente afirmou estar se aproximando dos palestinos a fim de selar a paz, oferecendo uma série de incentivos humanitários e econômicos sob a condição de que cessem os ataques contra Israel.

O premiê também repetiu sua intenção de desocupar, em nome de uma "paz real", alguns dos assentamentos construídos por Israel na Cisjordânia ocupada. Olmert não ofereceu detalhes sobre suas intenções e nem mencionou o "plano de realinhamento" unilateral, descartado após a recente guerra no Líbano.

"Com a libertação de Gilad Shalit e o regresso dele, em segurança, para os braços de sua família, o governo israelense estará disposto a libertar muitos prisioneiros palestinos, mesmo os condenados a longas penas de prisão", afirmou.

Essa é a primeira vez que o premiê oferece trocar prisioneiros por Shalit, cuja captura em uma operação realizada por milicianos palestinos detonou uma ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

O movimento Hamas, que controla atualmente o governo palestino, respondeu com pouco entusiasmo às palavras de Olmert, afirmando que a oferta era "insuficiente". O grupo militante islâmico, porém, viu na proposta do premiê israelense uma manobra de recuo da parte dele.

Olmert insistiu em uma série de precondições para realizar negociações de paz com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, um político moderado. Segundo o premiê, os palestinos precisam, antes, formar um governo de unidade nacional que atenda às exigências feitas pelo Ocidente, o que significa: reconhecer o direito de existir do Estado judaico, renunciar à violência e aceitar os acordos de paz já assinados. Além disso, Shalit precisa ser libertado.

As esperanças de paz na região diminuíram depois de o Hamas ter tomado posse, em março. O grupo realizou negociações, até agora fracassadas, para formar um governo de coalizão com Abbas. Esse governo seria integrado majoritariamente por tecnocratas e, assim esperam os palestinos, conseguiria convencer as potências ocidentais a retomarem o envio de ajuda aos palestinos.

Fazendo comentários sobre o discurso de Olmert, Mushir al-Masri, um importante parlamentar do Hamas, disse que o grupo continuaria a rejeitar "as precondições que contradizem os direitos de nosso povo".

Segundo Olmert, se cessar a violência palestina contra Israel, o governo dele estaria pronto para tornar menos rígidas as limitações de movimentação impostas aos palestinos e para repassar os fundos retidos desde que o Hamas assumiu o poder.

Três pessoas foram encaminhadas para uma clínica especial para testes radiológicos depois da morte de um ex-espião russo em Londres, viagra informou hoje uma porta-voz da Agência de Proteção da Saúde da Grã-Bretanha (HPA, look na sigla em inglês).

Exames encontraram polônio 210, information pills altamente radioativo, no corpo de Alexander Litvinenko, que morreu semana passada, e indícios de radiação foram encontrados em sua casa, em um restaurante e em um hotel que ele visitou.

Autoridades de saúde oferecer am testes para pessoas que podem ter visitado esses locais.

A porta-voz disse que, das 450 pessoas que ligaram para uma linha de atendimento ao público do governo, 18 foram encaminhadas para testes.

"Das 18, três foram levadas, como medida preventiva, para uma clínica especial de avaliação radiológica", afirmou ela.

O esquerdista Rafael Correa, pill admirador do presidente venezuelano Hugo Chávez, buy aproximava-se hoje de assegurar a Presidência do Equador depois de prometer reformas para o país.

Se a vitória for confirmada Correa será o oitavo presidente do Equador em apenas dez anos e fortaleceria a campanha de Chávez para combater a influência dos EUA na América Latina e promover a chamada "revolução socialista".

O candidato esquerdista, view que estudou economia nos EUA, deixou preocupado o mercado norte-americano ao prometer limitar o pagamento da dívida externa. Correa também irritou o governo dos EUA ao se opor a um tratado de livre comércio e à construção de uma base militar norte-americana no Equador. Muitas das propostas dele parecem-se com as de Chávez.

Como resultado do nervosismo gerado no mercado em virtude do resultado das eleições, a dívida equatoriana em dólar perdeu valor hoje. Os títulos Global 2012, do país, caíram 2,18 pontos depois de os mercados terem absorvido o que era tido como um "fato negativo".

Os primeiros resultados divulgados hoje mostraram que Correa havia obtido 68,16% dos votos enquanto o adversário dele, o político conservador e magnata do setor bananeiro Alvaro Noboa, tinha 31,84%. Quase metade das urnas já tinha sido apurada.

O resultado final pode ser diferente desse já que falta contar os votos das áreas mais populosas. Mas três pesquisas de boca-de-urna e uma contagem prévia realizada no domingo mostraram que Correa havia obtido 57% dos votos.

"Essa é uma mensagem clara de que as pessoas desejam mudanças", afirmou o candidato depois de as pesquisas de boca-de-urna terem apontado a vitória dele.

Noboa, o homem mais rico do Equador, dono de empresas que atuam em vários setores, da produção de café à área da construção civil, rejeitou os resultados preliminares e disse que poderia exigir uma recontagem dos votos caso isso fosse necessário. O resultado final do pleito pode ser divulgado apenas na terça-feira.

Correa, 43, ex-ministro da Economia, conquistou os eleitores prometendo derrotar a elite política acusada por muitos de não conseguir enfrentar a pobreza na qual está mergulhada mais de meta de dos 13 milhões de habitantes do país.

Correa, que ficou em segundo lugar no primeiro turno da votação, ganhou força nas últimas semanas ao tornar seu discurso menos radical.

Alguns eleitores de centro mostravam-se preocupados com sua retórica agressiva e com a possibili dade de que o desmantelamento do Congresso, conforme defendia o candidato, acabasse por gerar ainda mais instabilidade.

Depois de as pesquisas de boca-de-urna terem mostrado que ele liderava a corrida presidencial, Correa reafirmou seus planos de reavaliar parte da dívida, de opor-se ao tratado de livre comércio com os EUA e de realizar uma votação para escolher uma assembléia encarregada de reescrever a Constituição do país e limitar o poder dos partidos políticos tradicionais.

O Equador, maior exportador de banana do mundo e quinto maior produtor de petróleo da América Latina, ten ta retomar a estabilidade política depois de três presidentes terem sido depostos em menos de uma década devido a levantes populares ou a crises com o Congresso.

O último presidente eleito do país deixou o cargo em abril do ano passado em meio a manifestações de rua e a um Congresso hostil.

As reformas de Correa podem colocá-lo em rota de colisão com o Poder Legislativo, que acusou de ser corrupto e junto ao qual conta com poucos aliados por não ter apresentado candidatos nas eleições de outubro.

"Prevemos que os impasses e as confrontações entre o Executivo e o Legislativo atingirão um novo patamar durante o governo de Correa", disse o banco de investimentos Goldman Sachs.

O Partido Renovador Institucional Ação Nacional (Prian), de Noboa, deve tentar formar uma aliança majoritária no Congresso depois de os candidatos dele terem conquistado, em outubro, 28% das cadeiras do órgão.

Atualmente, a economia equatoriana beneficia-se dos altos preços do petróleo. Mas alguns temem que as políticas de Correa criem uma crise econômica semelhante à que obrigou o país a declarar uma moratória da dívida em 1999 e que o levou a transformar o dólar em sua moeda oficial.

O desmaio sofrido por Silvio Berlusconi durante um comício deixou a oposição de centro-direita italiana assustada e, purchase hoje, ask alimentou especulações de que o ex-primeiro-ministro poderia estar prestes a retirar-se da política.

O magnata dos meios de comunicação, que criou o maior partido da Itália do nada, perdeu a consciência quando discursava diante de uma multidão no domingo, em um evento transmitido ao vivo pela TV. Ele continuava hospitalizado hoje. "Ele está bem e teve uma noite tranqüila", disse um porta-voz.

Berlusconi afirmou que os médicos haviam identificado um problema de arritmia cardíaca, e assessores tentaram minimizar o incidente. Segundo o médico pessoal de Berlusconi, Umberto Scapagnini, a recuperação do ex-dirigente prova que "ele é imortal".

O tropeço de um líder mantido jovem por meio de operações plásticas e transplantes de cabelo é um choque para a centro-direita, dominada por ele desde que ingressou no cenário político, em 1994.

"Forza Silvio" (força Silvio), escreveu o jornal de direita Il Tempo, adaptando o nome do partido de Berlusconi, Força Itália, que conquistou um quarto dos votos nas eleições de abril. Nesse pleito, a centro-esquerda regressou ao governo, obtendo uma vitória apertada.

O diário Il Giornale, dirigido pelo irmão de Berlusconi, avisou que seria uma quimera pensar na centro-direita sem o "Cavaliere", apelido do ex-premiê.

O mal-estar de Berlusconi fez com que fosse adiado o julgamento dele por fraude na empresa Mediaset, a mais recente das batalhas jurídicas envolvendo o ex-dirigente. O juiz do caso adiou para sexta-feira a audiência marcada para acontecer hoje.

Berlusconi diz ser inocente das acusações, que atingem, além dele, outras 13 pessoas, entre as quais o advogado britânico David Mills, ex-marido da ministra da Cultura da Grã-Bretanha, Tessa Jowell.

Depois de o jornal pró-Berlusconi Libero ter dito que o empresário havia descartado a hipótese de concorrer novamente ao cargo de premiê, circularam boatos de que ele se afastaria do cenário político. Berlusconi, porém, negou a veracidade de tal notícia.

"De um ponto de vista pessoal, do ponto de vista da saúde e segundo indicações dadas por ele mesmo, é muito pouco provável que ele seja o líder da centro-direita nas próximas eleições", afirmou Franco Pavoncello, da Universidade John Cabot, de Roma.

A postura discreta assumida por Berlusconi depois da derrota por uma pequena margem de votos nas eleições de abril indica que a era dele chegou ao fim, disse Pavoncello.

"Não vejo a mesma determinação nele. Ele está dando indícios de que deseja se aposentar", afirmou o professor.

Na ausência de um herdeiro natural dentro da Força Itália, outros líderes de centro-direita apontados como eventuais sucessores de Berlusconi são Gianfranco Fini, da Aliança Nacional, e Pier Ferdinando Casini, da UDC.

Mas analistas duvidam que qualquer um dos dois detenha a carismática habilidade de Berlusconi de manter unido o fraturado bloco de centro-direita.

O atual primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, enviou palavras de encorajamento a seu rival. "Caro Silvio, fiquei preocupado e ansioso com o que aconteceu", escreveu Prodi.

Teoricamente, o atual premiê ganharia força se a oposição ficasse mais fraca. Mas o jornal La Stampa sugeriu que o destino dos dois políticos estava entrelaçado.

"Eles surgiram juntos e estão destinados a cair juntos", escreveu a publicação, sugerindo que os políticos de centro da coalizão liderada por Prodi poderiam sentir-se tentados a reunirem-se com membros do grupo de Berlusconi, frustrando os planos de Prodi de formar um único partido de centro-esquerda.

O juiz chileno Víctor Montiglio determinou hoje a prisão domiciliar do ex-ditador Augusto Pinochet por responsabilidade no seqüestro e assassinato de dois de seus adversários políticos em 1974, discount disse uma fonte judicial.

Pinochet, page que no sábado completou 91 anos, foi notificado na manhã de hoje de sua prisão. O ex-ditador esteve em prisão domiciliar desde o fim de outubro até o dia 8 de novembro em um processo em que é acusado de ser o autor de torturas e outros crimes cometidos no centro Villa Grimaldi.

Cerca de três mil pessoas foram assassinados ou desapareceram durante a ditadura de Pinochet, entre 1973 e 1990.

A dívida líquida do setor público somou R$ 1, treat 042 trilhão no mês de outubro, information pills o que equivale a 49, find 5% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país. Representa, portanto, uma redução de meio ponto percentual em relação à equivalência dívida/PIB de setembro, que era de 51,1% e posteriormente foi corrigida para 49,9%.

É o que revela o relatório de Política Fiscal, relativo a outubro, elaborado pelo Departamento Econômico do Banco Central. O documento justifica a redução como resultado do bom superávit primário consolidado (União, estados, municípios e empresas estatais) de R$ 10,5 bilhões no mês e da elevação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) utilizado na valorização do PIB nominal.

No ano, a dívida líquida do setor público acumula queda de 2 pontos percentuais em relação ao PIB, em decorrência, principalmente, do superávit primário (economia para pagamento dos juros da dívida), da valorização do PIB e do aumento de 8,5% da cotação do real em relação ao dólar norte-americano, além de efeitos residuais das privatizações.

O relatório do Banco Central contabiliza a dívida bruta do governo geral (mais Instituto Nacional de Seguro Social e governos regionais) em R$ 1,514 trilhão em outubro, equivalente a 71,8% do PIB, o que também mostra redução comparativa com os R$ 1,511 trilhão de setembro, quando equivalia a 72,6% do PIB.

O Parlamento do Iraque irá impedir a mídia de acompanharem suas próximas sessões e começou hoje a barrar o acesso de repórteres, more about além de mandar que câmeras de TV fossem desligadas quando um debate sobre a crescente violência sectária no país tornou-se acalorado.

Porta-vozes do governo e do Parlamento disseram que a medida era parte dos esforços, shop acertados recentemente pelo Conselho de Segurança Nacional do Iraque, remedy para impedir os líderes políticos do país de se atacarem em público e para brecar a divulgação de notícias capazes de alimentarem os conflitos.

"Se houver qualquer tipo de tensão dentro dos órgãos estatais, então a mídia deve ser mantida afastada porque isso pode alimentar os conflitos", afirmou o presidente do Parlamento, Mahmoud al-Mashhadani, depois de dezenas de jornalistas terem sido impedidos de ingressar no local.

Quando um parlamentar levantou-se para protestar, Mashhadani, integrante da minoria sunita, ordenou que as câmeras de TV fossem desligadas. Com a medida, acabou impedindo a opinião pública de ter acesso a um Parlamento eleito sob o patrocínio dos EUA para servir como um exemplo de democracia no Oriente Médio.

A transcrição dos debates não costuma ser divulgada e os jornalistas e membros do público em geral sempre foram impedidos de ingressar na câmara legislativa em si. Depois de os repórteres terem sido mantidos do lado de fora do Parlamento, Mohammed Abu Bakr, um porta-voz do Legislativo, afirmou que não sabia dizer quando eles teriam permissão para ingressar novamente ali.

Uma autoridade da área de comunicação do gabinete chefiado pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki disse: "Essa é uma das decisões tomadas pelo Conselho de Segurança Nacional a fim de garantir que as pessoas falem com apenas uma voz aos meios de comunicação".

Os encontros realizados nos últimos dias pelo Conselho de Segurança Nacional concentraram-se nos esforços para impedir que a morte de mais de 200 pessoas no bairro xiita de Sadr City, em Bagdá detone uma guerra civil total no país.

Na sexta-feira, o presidente iraquiano, Jalal Talabani, culpou a mídia por incitar a violência, aparentemente se referindo aos relatos contraditórios feitos por autoridades sobre um ataque realizado em um bairro sunita de Bagdá naquele dia.

Essa não é a primeira vez neste mês que autoridades iraquianas se contradizem em público.

O Sindicato dos Jornalistas Iraquianos não quis se manifestar sobre a questão, uma autoridade do órgão deu indícios de que estava com medo de falar. Dezenas de jornalistas foram mortos no Iraque desde a invasão comandada pelos EUA, em 2003. O número de assassinatos aumentou bastante recentemente.

O governo iraquiano também não hesitou em censurar meios de comunicação. O canal de TV Al Jazeera, por exemplo, deixou de ser transmitido no país dois anos atrás. O escritório em Bagdá da rival Al Arabiya ficou fechado por um mês, em setembro, devido à forma como o canal noticiou alguns fatos.

A Ford anunciou nesta segunda-feira planos para captar 18 bilhões de dólares para financiar a reestruturação da empresa, approved o mais recente sinal da luta da montadora para reverter o déficit nas suas operações na América do Norte.

A nova dívida terá como garantia principal a penhora de importantes instalações de produção no país, de todos os outros ativos automotivos da empresa, propriedade intelectual, imobiliária, ações de subsidiárias como a Ford Motor Credit e a Volvo, notas e pagamentos entre empresas e até 4 bilhões de dólares de caixa, informou a empresa.

"Eles escolheram a estratégia de financiamento e optaram pelo endividamento à venda de ativos", disse Glenn Reynolds, presidente-executivo da empresa de pesquisa CreditSights, com sede em Nova York.

A Ford informou em outubro que estava considerando novos financiamentos garantidos por seus ativos automotivos com o objetivo de proteger sua posição de caixa, em um momento no qual a empresa está pagando os custos de fechar 16 fábricas e cortar 45 mil empregos.

A montadora afirmou que a reestruturação reduziria o caixa da empresa para perto de 20 bilhões de dólares até o fim do ano e espera que o fluxo de caixa fique negativo nos próximos anos.

A Ford pôs à venda a sua marca de luxo britânica Aston Martin e está prestes a fechar uma lista de interessados pela marca, apesar de não esperar a conclusão do negócio neste ano.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer é comemorado hoje em todo o país, viagra mas até o próximo sábado será realizada, clinic pela primeira vez no Distrito Federal, a Semana de Combate ao Câncer nos hospitais de Taguatinga (HRT), de Base (HBB) e da Asa Norte (HRAN).

A semana promovida pela Coordenadoria de Câncer da Secretaria de Saúde pretende informar sobre a Política Nacional de Atenção Oncológica, que trata da prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos de pessoas com câncer.

Às 19h30 de hoje haverá a palestra sobre “A nova dimensão da Política Nacional de Câncer”, no Hospital Regional da Asa Norte. Amanhã, das 8h às 18h, no HRT, será realizado o Curso de Detecção Precoce em Lesões da Boca, com a participação de profissionais das Regionais de Saúde de Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas.

No sábado, dia 2 de dezembro, a Gerência de Odontologia da Secretaria de Saúde realiza o segundo Mutirão de Prevenção de Câncer de Boca em 14 cidades do DF. O mutirão vai funcionar  das 8h às 18h, nos Hospitais Regionais de Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Brazlândia, Asa Norte e Guará.

 

Hoje é o último dia de inscrições no 179º concurso de provas e títulos para ingresso na magistratura do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ao todo, treatment são oferecidas 111 vagas ao cargo de juiz, pharmacy que exige nível superior completo e três anos de atividade jurídica comprovada. O salário oferecido será de R$ 10.867,73.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Sala Desembargador Paulo Costa no Palácio da Justiça (Praça da Sé, s/nº – 2º andar, Salão do Júri – 2º andar, CEP 01018-001 – São Paulo/SP). A taxa de inscrição custa R$ 200.

Clique aqui e confira o edital.

Mais informações pelos telefones (11) 3105-7533 ou 3107-6687.

O Brasil poderá ter uma lei específica para punir a discriminação contra os homossexuais. Na última quinta-feira, viagra a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei número 5/2003, cheapest de autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP), pills que pune com pena de até cinco anos de prisão quem praticar atos de discriminação ou preconceito por razão do sexo, orientação sexual e identididade de gênero (transexuais e travestis).

A proposta é considerada prioritária pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). "Essa lei tem uma relevância muito significativa porque estabelece um marco legal. Ou seja, o Estado, a partir dessa lei, estabelece uma proteção legal para as pessoas homossexuais e bissexuais", afirma o presidente da associação, Marcelo Nascimento.

O projeto, que tramitava na Câmara desde 2001, prevê pena de um a cinco anos de prisão para quem impedir, recusar ou proibir o ingresso ou permanência em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado, que seja aberto ao público, de pessoas por sua orientação sexual.

O texto também modifica algumas leis já existentes, como a lei contra o racismo (Lei 7.716/89) , o Código Penal e a Consolidação das Leis Trabalhalhistas (CLT).

A autora do projeto, deputada Iara Bernardi (PT-SP), lembra que essa lei já existe na cidade de São Paulo. Ela afirma que as demonstrações de afetividade em público por parte de homossexuais não podem ser alvo de discriminações.

"A lei transforma esses atos discriminatórios em crime, pois no momento em que os homossexuais demonstram afetividade é um dos momentos em que eles sofrem mais discriminação", destaca a deputada.

Para Marcelo Nascimento, se for aprovada, a lei representará um avanço na conquista de direitos por parte dos homossexuais. O presidente da ABGLT diz que é necessário primeiro criminalizar os atos de homofobia no país já que, segundo ele, são mortos cerca de 300 homossexuais anualmente no Brasil. Esses grupos seriam marginalizados e segregados a ponto de existirem como uma segunda categoria de cidadãos.

"É necessário reverter essa situação a partir de políticas públicas afirmativas como as que vêm sendo implementadas pela Secretaria da Igualdade Racial, e um mutirão, não só do Estado, como também da sociedade civil como um todo", defende Nascimento.

Para virar lei, o projeto ainda precisa ser votado pelo Senado e ir à sanção do presidente da República.

O governo discutiu nesta segunda-feira medidas tributárias para simplificar o registro de operações que geram pagamento de impostos por parte das empresas, ampoule com a chamada nota fiscal eletrônica.

”O contribuinte, em vez de registrar uma série de informações, até manualmente, preencher aqueles talões, mandar várias vias, ele vai no computador e preenche apenas uma vez e já emite informações para todas as instâncias de governo”, afirmou a jornalistas o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Isso reduz o custo… e possibilita fiscalização muito mais rigorosa. Fica difícil praticar um ato de sonegação.”

Segundo Mantega, já existem convênios do governo federal com dois Estados –São Paulo e Bahia– e alguns municípios para implementação do novo sistema.

”Nossa perspectiva é de que nos próximos dois anos possa estar totalmente configurado”, acrescentou.

No Palácio do Planalto, Mantega relatou que em reunião nesta segunda-feira foi também apresentada uma proposta de encurtamento da execução dos débitos inscritos na dívida ativa da União.

O ministro lembrou que os prazos longos acabam inchando a dívida por conta dos juros e correção que incidem sobre os débitos. Com o encurtamento dos prazos e efetiva recuperação dos débitos, o governo federal poderia aumentar os gastos com investimentos ou mesmo definir mais medidas de desoneração.

”Não é num novo Refis que se está pensando”, disse ele, acrescentando que a idéia é melhorar a gestão dessa dívida.

As baleias jubarte possuem um tipo de célula cerebral que só é encontrada em seres humanos, store nos grandes símios e em outros cetáceos como os golfinhos, viagra afirmaram pesquisadores norte-americanos na segunda-feira.
Isso pode significar que essas baleias são mais inteligentes que o que se imaginava, e sugere que as bases para o surgimento de cérebros complexos ou evoluíram mais de uma vez ou acabaram não sendo usadas pela maioria das espécies animais, disseram os cientistas.

A descoberta pode ajudar a explicar alguns comportamentos observados nas baleias, como sua comunicação complexa, a formação de alianças, a cooperação, a transmissão cultural e o uso de ferramentas, afirmaram os pesquisadores na publicação The Anatomical Record.

Patrick Hof e Estel Van der Gucht, do Departamento de Neurociência da Faculdade de Medicina Mount Sinai, em Nova York, estudaram os cérebros das baleias jubarte e descobriram uma célula chamada neurônio fusiforme no córtex, em áreas comparáveis às áreas em que eles são observados nos seres humanos e nos grandes símios.

Embora a função dos neurônios fusiformes ainda não seja bem compreendida, eles podem estar envolvidos na cognição, no aprendizado, na memória e no reconhecimento do mundo exterior.
As células fusiformes podem ser afetadas pelo mal de Alzheimer e outros transtornos cerebrais debilitantes, como o autismo e a esquizofrenia.

Os pesquisadores encontraram neurônios fusiformes no mesmo local nas baleias dentadas, ou odontocetos, com cérebros grandes, o que levou os cientistas a afirmarem que esse tipo de célula possa estar associada à dimensão do cérebro. Odontocetos como as baleias orca são geralmente considerados mais inteligentes que baleias de barbatana, ou misticetos, como as jubartes e as baleias azuis, que filtram a água para obter comida.

As jubartes também apresentaram estruturas no córtex cerebral parecidas com “ilhas”, também encontradas em outros mamíferos. Essas ilhas podem ter evoluído para promover uma comunicação mais rápida e eficiente entre os neurônios, disseram os pesquisadores.

Os neurônios fusiformes provavelmente apareceram inicialmente no ancestral comum dos hominídeos, dos seres humanos e dos grandes símios, há cerca de 15 milhões de anos, afirmaram os cientistas – eles não existem nos gibões e nos macacos.

Nos cetáceos, eles teriam evoluído antes, talvez 30 milhões de anos atrás, disseram os pesquisadores.

Ou os neurônios fusiformes só se mantiveram nos animais com cérebros grandes ou então eles evoluíram várias vezes de forma independente.

”Apesar da relativa escassez de informação sobre muitas espécies de cetáceos, é importante lembrar nesse contexto que as cachalotes, as baleias assassinas e certamente as baleias jubarte apresentam padrões sociais complexos que incluem recursos intricados de comunicação, formação de coalizões, cooperação, transmissão cultural e uso de ferramentas”, disseram os pesquisadores. “É portanto provável que algumas dessas habilidades estejam relacionadas com uma complexidade histológica comparável na organização do cérebro de cetáceos e hominídeos.”

Traços de radiação foram encontrados em diversos locais de Londres durante as investigações sobre a morte do ex-espião da KGB Alexander Litvinenko, visit this na semana passada, mind afirmou na segunda-feira o secretário do Interior britânico, John Reid.

Reid disse ao Parlamento que vestígios de radiação foram localizados em "várias outras áreas", além da casa do ex-agente, de um hotel e um restaurante onde ele passou no dia 1o de novembro, data em que ficou doente. Mas o secretário ressaltou que não há motivos para alarme.

Litvinenko morreu na semana passada acusando o presidente russo, Vladimir Putin, de assassiná-lo. Quantidades significativas de polônio 210 foram encontradas no corpo dele, mas a Rússia nega envolvimento no caso.

 

A Secretária de Educação do estado do Mato Grosso, approved abre hoje as inscrições em 2 mil vagas para o cargo de professor da educação básica, shop e formação de cadastro reserva. O salário oferecido é de R$ 1.084,97.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.cespe.unb.br/concursos/seducprof2006, de hoje até o dia 17 de dezembro, com o pagamento da taxa de R$ 50.

Clique aqui e confira o edital.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado