Menu
Brasília

Primeiro barco já chegou à Marina da Glória

Arquivo Geral

10/07/2007 0h00

Palco das disputas de vela dos Jogos Pan-americanos em um perímetro de 131 km e uma área de 381 km, a Marina da Glória já tinha uma estrutura estabelecida e não precisou de grandes investimentos. Como a briga por medalhas nas águas acontece apenas a partir do dia 22, o local ainda realiza algumas adaptações para o Rio-2007.

“Ainda estamos com a construção dos lounges em que ficarão atletas, representantes da Odepa (Organização Desportiva Pan-americana) e nós da força de trabalho, pois aconteceu uma festa particular no fim de semana”, reconheceu Pedro Paulo Petersen, gerente operacional da Marina da Glória.

O tempo para finalizar as obras não é uma preocupação para o dirigente da sede da vela. A expectativa é que tudo seja concluído até a quinta-feira. Afinal, a partir do fim de semana, os velejadores já devem começar a freqüentar a Marina da Glória para a ambientação do local. “Sábado já deve ter bastante gente por aqui”, afirmou o gerente.

Contudo, vale lembrar que o local foi ponto de umas das grandes discórdias do Pan. Depois de sucessivas ações na Justiça devido a construção da garagem dos barcos, a Odepa (Organização Desportiva Pan-americana) autorizou a utilização de instalações temporárias no local.

Apesar de boa parte dos velejadores estarem em Portugal para a disputa do Mundial, a principal novidade desta terça-feira foi a chegada à Marina da Glória do primeiro barco dos Jogos Pan-americanos.

“Esse aqui é um barco cubano”, disse Petersen, apontando para várias caixas localizadas perto da administração do local. “Em breve, vão chegar outros. Só estamos esperando a liberação após o desembarque”, completou.

Durante o Pan, a expectativa é de ventos fracos na capital carioca. A influência da natureza será a responsável pela escolha das raias em que vão acontecer as disputas da vela nas classes laser, laser radial, prancha a vela (RS:X), sunfish, lightning, snipe, J24, hobbie cat 16.

“Temos três raias na Marina da Glória. No dia, vamos escolher o melhor local para a competição. Tudo vai depender em que direção estará o vento”, finalizou Pedro Paulo Petersen.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado