Menu
Brasília

Primeira-dama do DF assina projeto de índices da primeira infância

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Alexandre Santos, e a pesquisadora da UnB, Muriel Gubert, também assinaram o TOA

Aline Rocha

19/06/2019 17h35

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Aline Rocha
[email protected]

Nessa segunda-feira (17) a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, assinou o Termo de Outorga e Aceitação (TOA) que dá início ao projeto “Índice Município Amigo da Primeira Infância”. O projeto fará a avaliação de cinco etapas: saúde, nutrição, cuidado parental expansivo, segurança e proteção e aprendizado precoce no DF e em 5.570 municípios brasileiros. O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Alexandre Santos, e a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Muriel Gubert, também assinaram o TOA.

“Tenho dito que o Criança Feliz é a menina dos olhos do DF, mas não bastava só trazer trazê-lo para cá. Precisamos colocar pessoas técnicas e competentes à frente dele. Elas saberão identificar o que podemos melhorar e em quais áreas temos que investir para evoluirmos de forma positiva”, ressaltou a primeira-dama. De acordo com ela, o projeto é de suma importância e o índice poderá contribuir para o programa Criança Feliz Brasiliense, lançado em maio de 2019. 

Alexandre Santos reforça que, quando a gestão possui indicadores, é mais simples tomar decisões em momentos de crise e que os recursos estão escassos. “O governador delegou que nós usássemos os recursos de Ciência, Tecnologia e Inovação no enfrentamento dos grandes problemas da cidade e é o que estamos fazendo. Tomara que continuemos fomentando projetos como esse para contribuir cada vez mais no DF”, afirmou.

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Projeto “Índice Município Amigo da Primeira Infância”

O projeto “Índice Município Amigo da Primeira Infância” foi aprovado no edital Grand Challenges Explorations – Brazil: Data Science Approaches to Improve Maternal and Child Health in Brazil, com parceria da Bill & Melinda Gates. Com recursos do FAP-DF, o custo será de R$ 201.500. De acordo com Muriel Gubert, o DF será o único local do país a ter índices por regiões. “Quando falamos sobre desenvolvimento precoce infantil não estamos falando só de dar saúde e educação. Não adianta ela ter acesso a creche, mas em casa não ser estimulada ou não ter acesso básico à alimentação”, afirma.

De acordo com a pesquisadora, o projeto poderá direcionar a criação de políticas públicas e comparar cada município. “Os gestores saberão as fortalezas e fraquezas para tentar concertar e oferecer um ambiente mais propício para a primeira infância”. A previsão é de que o índice estará disponível em plataforma interativa e online até junho de 2020.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado