Menu
Brasília

Primavera começa nesta terça (22) com previsão de mais chuva

Nova estação chega às 10h31 desta terça (22). Deve chover novamente na capital

Willian Matos

22/09/2020 7h46

Foto: Vitor Mendonça primavera

A primavera começa às 10h31 desta terça-feira (22) e vai até o dia 21 de dezembro. No Distrito Federal, a chegada da nova estação deve ser marcada com chuva, que ameniza os mais de 100 dias de seca vividos até o último fim de semana.

Nesta terça (22), o dia deve permanecer nublado. Pela manhã, há a possibilidade de precipitações isoladas; à tarde e à noite, deve haver pancadas de chuva. Na quarta (23), o sol não deve dar o ar da graça, mas as chuvas diminuem para chuviscos. As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na primeira semana da estação deve chover em quase todas as regiões do país, com exceção do Nordeste, onde chove só no litoral da Bahia e de Sergipe, e em baixo volume.

Na região Sul, maior volume pluviométrico deve se concentrar no sul do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná. No Norte ela se concentra mais a oeste da região, e no Centro-Oeste devem ocorrer chuvas esparsas.

Equinócio

A primavera também é conhecida como a estação de transição entre inverno e verão. A sua chegada marca o fenômeno chamado equinócio.

O equinócio é um fenômeno astronômico faz com que os dias e as noites tenham a mesma duração: 12 horas. Isso porque, assim que chegar a primavera, a luz do sol vai contemplar da mesma os hemisférios sul e norte. Ocorre duas vezes por ano, nas chegadas das estações primavera e outono.

Com agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado