Menu
Brasília

PRF e PCDF prendem 30 motoristas por embriaguez no volante

As fiscalizações foram realizadas no sábado (19) e no domingo (20), nas BRs 020, 060 e 070 (Sobradinho, Recanto das Emas e Ceilândia, respectivamente)

Willian Matos

21/09/2020 8h16

No último fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prenderam 30 motoristas por embriaguez no volante. Os condutores foram flagrados em uma operação que teve por objetivo punir quem fosse visto dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e substância psicoativa.

As fiscalizações foram realizadas no sábado (19) e no domingo (20), nas BRs 020, 060 e 070 (Sobradinho, Recanto das Emas e Ceilândia, respectivamente). Além dos 30 presos, foram autuados 45 condutores que estariam dirigindo sob influência de álcool ou substância psicoativa. 19 foram autuados por se recusarem ao teste do bafômetro.

Dois motoristas assinaram termo circunstanciado por dirigir sem habilitação. Ao todo, foram fiscalizados 761 veículos e 1026 pessoas.

Tanto a recusa ao teste do etilômetro quanto a constatação de embriaguez possuem as mesmas punições administrativas: multa de R$ 2.934,37 e suspensão do direito de dirigir entre 6 meses e 1 ano.

PRF e PCDF se uniram na operação. Foto: PRF/Divulgação

O crime passa pelo trânsito

Embora o foco principal da operação tenha sido a fiscalização de trânsito, ela não exclui o combate ao crime. Nos dois dias de operações foram lavrados 4 termos circunstanciados por porte de drogas para uso próprio. Uma mulher de 36 anos foi presa por tráfico de entorpecentes, pois carregava em seu veículo 160g de maconha. Um homem procurado pela justiça por homicídio e assalto foi capturado. Um outro homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo. No total, foram apreendidos 230g de maconha e 1 comprimido de ecstasy.

A operação faz parte das diversas ações realizadas pela PRF em alusão à Semana Nacional de Trânsito no Brasil, que ocorre neste ano entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como tema “perceba o risco, proteja a vida”. A inovação desta operação foi uma integração com a PCDF, que disponibilizou efetivo e a 24ª delegacia para atender exclusivamente a situações flagranciais decorrentes das fiscalizações da PRF na BR 070, local onde comumente há mais flagrantes de embriaguez ao volante. Dessa forma, os registros foram realizados de maneira mais célere, permitindo que os PRFs retornassem o quanto antes para realizar mais abordagens.

Com informações da PRF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado