Menu
Brasília

Presidente da Câmara Legislativa quer melhorar agenda da casa

O presidente do LIDE Brasília, Paulo Octavio, falou após a apresentação de Prudente e afirmou que o clima no país é otimista

Aline Rocha

16/08/2019 13h10

Da Redação
[email protected]

Durante palestra sobre “Poder Legislativo e Desenvolvimento: compromisso, parceria e sinergia para o Distrito Federal”, o presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente, defendeu uma ação conjunta entre empresariado e os poderes Legislativo e Executivo, para que o Distrito Federal volte a crescer e a gerar emprego e renda. A palestra foi feita para os membros do LIDE BRASÍLIA, realizada nesta quinta-feira (15), no Kubitschek Plaza Hotel.

O presidente do LIDE Brasília, Paulo Octavio, falou após a apresentação de Prudente e afirmou que o clima no país é otimista. “Ano passado vimos a reforma trabalhista; este ano, a previdenciária; e Deus queira que, no próximo ano, tenhamos a tributária. Precisamos apoiar nossos deputados, que nos ajudam a mudar o Brasil”, disse.

“O Brasil passa por um momento em que a importância do Congresso e das Câmaras locais é vital para o desenvolvimento. Nada se constrói neste País sem apoio e discussão democrática envolvendo partidos e políticos”, concluiu. Logo em seguida, ele destacou a biografia do deputado distrital, o mais jovem presidente da Câmara Legislativa de todos os tempos.

Prudente destacou o trabalho da casa ao longo dos primeiros meses de 2019 e os novos projetos, como a implantação do painel eletrônico de votações, o fim do uso de papel a partir de novembro e o programa de integridade, que procura dar mais transparência, ética e honestidade ao parlamento. 

De acordo com ele, é fundamental que o empresariado participe mais das discussões na Câmara Legislativa. “A gente espera que o setor produtivo mostre o que é importante, como fazem categorias profissionais. Aproveitando o novo momento da cidade e da economia nacional, eu chamo os senhores para serem mais efetivos na política do DF e do Brasil”, disse.

Ele lembrou que as pautas que estavam pendentes da legislatura anterior foram votadas no último semestre, como a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), o Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal (ZEE), o Código de Obras, a Lei de Permeabilidade, a extinção da diferencial de alíquota (Difal) sobre o ICMS e a transferência da Junta Comercial para o âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF). Também destacou o fim da pecúnia, que gerava três meses extras de férias a cada cinco anos aos servidores locais.

Ele disse que ainda existem missões a cumprir no campo econômico, como o debate de privatizações de estatais do Distrito Federal, com o devido cuidado pela situação atual do mercado. “Nosso PIB tem 94% no setor de serviços; a indústria e construção civil respondem por apenas 5,7% e a agricultura, 0,3%. Aqui está um desafio para o futuro: como diversificar nossa matriz econômica, como depender menos de produtos feitos em outras unidades da federação, e que drenam nossos recursos para fora do DF, e como promover uma melhor e maior base industrial”, destacou, afirmando que estes e outros pontos e planos futuros precisam entrar na pauta de hoje. “O debate está em curso e o desafio foi lançado. Precisamos saber os benefícios destes processos de privatização, e saber a forma como vão ser feitas”, completa.

Votações importantes como o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e a nova legislação do Pró-DF, na avaliação de Prudente, serão outras pautas fundamentais para estabilizar a legislação da cidade. “Podem ter certeza que os senhores terão segurança jurídica para trabalhar. O Governo tem essa preocupação e a Câmara Legislativa será a grande fiadora neste processo. É a hora do desenvolvimento e do investimento”, avaliou. “O DF precisa ser um celeiro de boas práticas. Vamos prosseguir com a iniciativa privada trabalhando com o Poder Legislativo, em parceria com Executivo e Judiciário, pela nossa capital, para virar essa página do desemprego, com 330 mil sem vaga no mercado”, finalizou.

Além de vários empresários e dirigentes de entidades representativas do setor produtivo, diversos políticos do DF estiveram presentes na palestra, como os secretários José Humberto Pires de Araújo (Governo), André Clemente (Fazenda), Adão Cândido (Cultura) e Vanessa Mendonça (Turismo), os deputados federais Júlio César (PRB) e Celina Leão (PP) e os distritais Iolando (PSC), Robério Negreiros (PSD) e Reginaldo Sardinha (Avante).

LIDE Mulher Brasília

Foi criado oficialmente, antes da palestra do presidente da Câmara Legislativa, o LIDE Mulher Brasília, presidido pela advogada Lívia de Moura Faria. A presidente do LIDE Mulher Nacional, Nadir Moreno, e a vice-presidente do Grupo Dória, vieram de São Paulo para participar da cerimônia. 

“É uma honra estar aqui, neste dia, na abertura do LIDE Mulher Brasília. As mulheres de hoje acabam se adequando a funções que, antigamente, nem pensavam em praticar. A mulher pode, tendo as oportunidades, ocupar vários cargos, trabalhando junto com os homens “, disse Célia Pompeia. Já a presidente nacional do LIDE Mulher, Nadir Moreno, que também é presidente da UPS no Brasil, cumprimentou Paulo Octavio, pelo trabalho no LIDE BRASÍLIA, e destacou a missão da unidade que dirige.

“A unidade vai acelerar o desenvolvimento das mulheres em alto cargo de liderança, além de fomentar mais o relacionamento, o engajamento e a união dentro de nosso universo”, afirmou. Depois de destacar suas antecessoras na direção do LIDE Mulher, ela apresentou o comitê feminino. “Este grupo é para construirmos mais, com diversidade, em prol de um Brasil maior”, concluiu.

Após a oficialização da criação do LIDE Mulher Brasília, a presidente local, Livia de Moura Faria, agradeceu a Paulo Octavio o convite para presidir a unidade. “É uma honra estar aqui, na presença de grandes empresários, lideranças masculinas e femininas, e prometo cumprir as missões do LIDE, no sentido de unir as mulheres de Brasília”, disse, acrescentando que acredita no potencial econômico da capital e nas lideranças femininas da cidade. “A nossa união será importante para proporcionar ao Distrito Federal a nossa projeção empresarial”, concluiu

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado