Menu
Brasília

Postos do DF temem ficar sem combustível a partir deste sábado

Arquivo Geral

22/12/2018 10h30

Foto: Kléber Lima

Da Redação
[email protected]

A crise de abastecimento por conta da greve geral de caminhoneiros no País acabou em junho, mas o DF pode reviver um microcosmo daquela realidade nos próximos dias. Sem se identificar, o gerente de uma das redes de postos de combustíveis da cidade denuncia que, desde quinta-feira (20), as empresas não têm conseguido receber o produto e há risco de falta de estoque.

Ainda não existe uma dimensão exata do problema, mas o profissional estima que dezenas de unidades, a princípio, podem ficar sem gasolina e etanol nas bombas se a situação não for normalizada até este sábado (22). O denunciante colocou a culpa na Petrobras, fornecedora de derivados do petróleo para o Brasil inteiro.

O produto chega a Brasília por meio de dutos controlados por uma subsidiária da Petrobras, a Transpetro. A partir daí, as distribuidoras devem fazer o repasse às empresas locais. O problema, portanto, estaria justamente ao se bombear esse combustível, o que não estaria acontecendo devidamente.

Distribuidoras negam

A principal distribuidora, a BR, negou a existência de problemas e ainda garantiu que os postos com bandeira da empresa estão plenamente
abastecidos. Também procurada pela reportagem, a Petrobras S.A. alegou desconhecer problemas, mas prometeu apurar com mais profundidade – não houve nova resposta até a publicação desta matéria.

A reportagem ainda procurou duas grandes distribuidoras com operação no DF. A Total Combustíveis reconheceu atrasos no fornecimento, mas alegou ter recebido. A Ale disse não ter sido informada de problemas referentes à região, mas prometeu investigar.

O gerente responsável pela denúncia diz suspeitar que ninguém queira revelar a situação para “não alarmar” as pessoas. Amanhã, portanto, pode ser um dia crítico para resolução emergencial de problemas ou o desvelo de uma crise maior do que empresas e autoridades gostariam de admitir.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado