Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Pontes e viadutos do DF serão inspecionados este ano 

Grupo de Trabalho do GDF e órgãos como o Crea quer disseminar a cultura da manutenção.

Publicado

em

Publicidade

Da Redação
redacao@grupojbr.com

A Secretaria de Obras e Infraestrutura divulgou que vai firmar parceria com aproximadamente seis/oito instituições de ensino superior do Distrito Federal para que os alunos dos cursos de engenharia participem das equipes que vão realizar vistorias cadastrais nos mais de 700 pontes e viadutos da cidade. 

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica será realizada nesta quarta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Engenharia (CREA/DF). Durante o evento, será divulgado o cronograma de vistorias e a divisão das equipes. A meta da SODF é vistoriar até 60 viadutos neste ano.

Criado em fevereiro deste ano, o Grupo de Trabalho formado para avaliação preliminar do estágio de manutenção das Obras de Arte Especiais (OAEs) foi oficializado em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal. 

Engenheiros e técnicos do Governo do Distrito Federal e entidades da sociedade civil integram o grupo, que tem por objetivo conhecer, analisar, avaliar e emitir recomendações sobre as Obras de Arte Especiais (OAEs) da capital federal.

“Além de vistoriar, queremos disseminar a cultura da manutenção preventiva. No meu entender, esta é a melhor forma de se evitar acidentes neste tipo de construção”, conta Izidio Santos Junior, secretário de Obras. 

“Nossas equipes vão realizar inspeções visuais, baseadas em metodologia única, que possam indicar o que prioritariamente tem que ser visto com mais atenção. Com o relatório em mãos, vamos conseguir elencar as prioridades e corrigir os problemas estruturais mais graves”, adianta.

Segundo a presidente do CREA/DF, Fátima Có, existe um problema crônico de manutenção de obras de artes especiais em todo Brasil. “Entrega-se a obra e pronto”, diz ela. “Não há preocupação com a manutenção. Esse projeto possibilita o início do desenvolvimento de uma cultura de manutenção, além de trazer segurança para todos por meio das vistorias cadastrais e inspeções”.

Além da Secretaria de Obras, integram o Grupo de Trabalho a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Conselho Regional de Engenharia (Crea/DF), Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Defesa Civil do Distrito Federal, o Clube de Engenharia de Brasília (CenB) e Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) e, como membros convidados, o Metrô/DF e o DF Legal.

Com informações da Agência Brasília.


Você pode gostar
Publicidade