Menu
Brasília

Polícia do DF prende membro do PCC foragido há quatro anos

Defesa de Edson Campos, vulgo Neguinho, provou posteriormente que o acusado não estava foragido, tendo sido preso em GO e cumprido pena no DF

Willian Matos

25/09/2020 11h05

Atualizada 22/03/2021 10h54

Foragido da Justiça desde 2016, Edson de Souza Campos, vulgo Neguinho, foi preso na manhã desta sexta-feira (25) no Recanto das Emas. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) efetuou a prisão.

Neguinho é membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção criminosa de São Paulo. Segundo forças de segurança do DF, o grupo tem tentando se instalar na capital do país há alguns meses. O membro preso nesta sexta é acusado de tráfico de drogas, roubo e extorsão. Ele atuava sob ordens que saíam de dentro dos presídios, repassadas por cartas e/ou celulares.

Edson já havia sido detido pela PCDF em 2015, também no Recanto das Emas. De acordo com as investigações, o suspeito coordenava um grupo chamado Geral da Rua.

A 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) registrou a prisão.

Defesa

Em março de 2021, a defesa de Edson Campos solicitou direito de resposta quanto à prisão. Os advogados afirmam que Edson foi condenado em Santo Antônio do Descoberto-GO, mas cumpriu a pena no Distrito Federal e, portanto, não estaria foragido, “já que estava em regime semiaberto no DF e cumprindo pena normalmente.”

Ainda segundo a defesa, a juíza da Vara de Execuções Penais (VEP-DF), Leila Cury, reconheceu que houve um erro no julgamento do caso. Ocorreu, de acordo com o advogado Bruno Batista de Oliveira, o que se chama de conflito de competência.

Veja a nota dos advogados de Edson e, em seguida, o reconhecimento da magistrada:

“A Defesa Técnica de Edson de Souza Campos lamenta a falha de comunicação entre os membros do poder judiciário e informa que adotará todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos de seu cliente em decorrência desse erro, o qual se mostra inaceitável em um Estado Democrático de Direito.”

Reconhecimento erro Leila Cury by Jornal de Brasília on Scribd

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado