Menu
Brasília

Polícia divulga aparência de foragidos acusados por roubo de carros

As prisões de Weberson Alves da Cruz e Welvis da Silva Alves são imprenscindíveis para a evolução das investigações

Redação Jornal de Brasília

05/06/2020 15h52

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), divulgou, nesta sexta-feira (5), a aparência de criminosos que são suspeitos de envolvimento em crimes investigados na Operação Xeque-mate II. 

As prisões de Weberson Alves da Cruz, suspeito de participar de organização criminosa envolvida em complexo esquema de furto de veículos, e Welvis da Silva Alves, que também participa do esquema, são imprenscindíveis para a evolução das investigações. 

Para denúnciar a Instituição disponibiliza os seguintes meios:

• O Disque-Denúncia, telefone 197 – ligação gratuita – 24 horas;
• O e-mail: [email protected];
• WhatsApp (61) 98626-1197;
• O Denúncia On-line: http://www.pcdf.df.gov.br/servicos/197

Por esses canais, você pode denunciar foragidos da justiça e crimes que já ocorreram, que estão em andamento ou que tenha conhecimento que estão sendo planejados. Não é necessário se identificar.

Veja as fotos. 

A operação Xeque-Mate 

A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais – Corpatri, deflagrou, no dia 2 de junho, a Operação Xeque-mate II para desarticular uma organização criminosa envolvida em complexo esquema de furto de veículos, baixa de restrições e revenda do produto do crime a terceiros de boa-fé.

Na ação foram cumpridos três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Samambaia e Águas Lindas/GO. Dois indivíduos pertencentes ao mesmo esquema foram presos na Operação Xeque-mate I, ocorrida em abril deste ano.

As investigações apontaram que os criminosos conseguiram hackear o sistema informatizado do Detran-DF e com isso habilitar senhas inativas de servidores. A ousadia dos bandidos era tanta que chegaram a usar senhas vinculadas a policiais para efetivar as citadas baixas clandestinas das restrições.

De posse dessas senhas, os criminosos conseguiam ter amplo acesso ao sistema e retirar as restrições dos veículos de interesse da quadrilha. Depois, obtinham procurações falsas em cartórios da Bahia com as quais obtinham no Detran-DF a 2ª via do DUT dos veículos roubados/furtados. Com os veículos sem restrição e com a 2ª VIA do DUT, o caminho estava livre para vender os carros a terceiros de boa-fé que só ficavam sabendo da real situação do veículo muito tempo depois.

Com essa prática, os criminosos geravam prejuízo não só à vítima originária que teve o carro subtraído, mas também a uma cadeia de terceiros que compravam esses veículos acreditando em uma negociação regular. A investigação identificou pelos menos quatro veículos que foram furtados e revendidos nesse esquema. Dois foram recuperados e restituídos aos verdadeiros proprietários. Os compradores tiveram de suportar o prejuízo.

O Detran-DF foi comunicado sobre as vulnerabilidades detectadas no sistema informatizado e adotou as adequações para aumentar o grau de segurança de acesso. Os presos responderão por associação criminosa, furto, estelionato, fraude documental e violação de sistema de informática com somatório de penas ultrapassando 20 anos.

Durante a investigação também foi detectado o sitio eletrônico tps://leilaooficialdodistritofederal.org/. Este site supostamente prestaria serviços oficiais de leilão de carros e se diz autorizado pelo TJDFT a desenvolver essa atividade. Contudo, foi apurado ser outra fraude, o endereço da sede da empresa é falso, os telefones de contato não atendem e o TJDFT informou que eles não são cadastrados. Essa página eletrônica encontra-se hospedada em servidores nos EUA, tendo sido determinada a sua retirada do ar.

“É importante que a população tenha ciência dessa prática, que tem se tornado endêmica na internet. Esse tipo de site, além de phishing – pescaria de dados cadastrais para novas fraudes –, também pratica estelionato, pois após o pagamento dos carros nesses supostos leilões a mercadoria não é entregue”, destaca o delegado coordenador da Corpatri, André Luís da Costa e Leite.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado