Menu
Brasília

Pneumonia: Hospital de Base reduziu em 90% a ocorrência da infecção na UTI Trauma

A PAV é uma das principais infecções que causam a morte do paciente que precisa de ventilação mecânica, usada quando ele é incapaz de respirar naturalmente

Aline Rocha

04/12/2019 13h38

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

Da Redação
[email protected]

Em 2019 o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) reduziu a ocorrência da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) nos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Trauma em 90%. Esse indicador fez com que o hospital superasse com antecedência de cerca de um ano a meta que o Ministério da Saúde tinha para a UTI Trauma, que previa a redução de 50% desse tipo de infecção até 2020.

A PAV é uma das principais infecções que causam a morte do paciente que precisa de ventilação mecânica, utilizada quando ele é incapaz de manter o ciclo respiratório naturalmente. Essa infecção causa, também, o prolongamento do tempo de internação nos ambientes de UTI, o que aumenta o custo hospitalar. “Muito mais que números, são muitas vidas salvas, tudo isso porque temos uma equipe comprometida na segurança do paciente”, destacou a gerente de atenção multiprofissional que atua no projeto, Ludmilla Figueiredo.

Segundo Francisco Araújo, presidente do IGESDF, “quando se dá capacitação e condições de trabalho necessárias aos profissionais de saúde, conseguimos os resultados almejados em qualquer área. Isso é mais uma prova do trabalho em equipe que é desenvolvido pelo IGESDF com o objetivo de melhorar a assistência ao paciente”.

UTI Trauma

A UTI Trauma é uma das 119 unidades do Brasil que fazem parte do Programa do Ministério da Saúde – PROADI (Saúde em Nossas Mãos). Todas elas têm como uma das metas diminuir em 50% a ocorrência da infecção até o fim de 2020.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado