Menu
Brasília

Piloto tentou pouso forçado antes de bater em árvore e cair

Arquivo Geral

02/08/2018 9h00

Divulgação/CBMDF

João Paulo Mariano
[email protected]

O piloto do avião monomotor que caiu nesta tarde em uma propriedade rural do município de São Gabriel/GO, Luciano Bittar, 34 anos, tentou fazer um pouso forçado após uma pane. Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, na tentativa de aterrizar, a aeronave bateu uma das asas em uma árvore e perdeu o controle. O acidente ocorreu, por volta das 14h, a cerca de 70km do destino final dos passageiros (aeroporto de Formosa). A Força Aérea Brasileira (FAB) investiga o caso.

Com exceção do Piloto, todas as demais vítimas fazem parte do quadro da empresa agrícola Sementes Produtiva. São eles: o coordenador de compras da empresa, Jalles José Barbosa, 32; o engenheiro agrônomo Evandro José Biesek, 36; e o diretor comercial, José Valdemar Moretti.

José Maretti foi a vítima socorrida em melhor estado.  De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Planaltina de Goiás, Pedro Ferreira Neri, durante o trajeto até o hospital, feito por terra, ele estava consciente e conseguiu explicar o acidente. O diretor sofreu escoriações e reclamava de dores nas costas e na cabeça devido a pancada.

Os outros três acidentados foram transportados pelas aeronaves do Corpo de Bombeiros do DF e da Polícia Militar do DF para o Instituto Hospital de Base (IHBDF). No momento do resgate, o capitão informou que Jalles Barbosa estava com o corpo muito machucado e ficou desacordado durante o socorro. O piloto Luciano e o engenheiro agrônomo Evandro se feriram menos com a queda.  O segundo teve uma fratura na perna.

Acidente

A aeronave partiu do aeroporto de Formosa (GO), onde fica a sede da empresa Sementes Produtiva, na manhã de terça-feira (31), em direção a cidade de Formoso do Araguaia, no Tocantins (291 km da capital Palmas). A intenção era fazer uma visita técnica em uma propriedade do município tocantinense. A empresa opera com o plantio e venda de produtos agrícolas, em especial, da soja, desde 1989.

Os quatro permaneceram na cidade até a manhã dessa quarta (1º). De lá, retornaram com destino ao município goiano. Conforme Pedro Neri, a aeronave, de matrícula PT-RKA, sofreu uma pane, ainda não identificada, motivando a queda.

 

InfoJBr./Baggi

“Eles tentaram um pouso de emergência, mas a asa tocou em uma árvore. Desse momento em diante, o piloto perdeu o controle. O avião bateu no solo, se arrastou por uns 20 ou 30m. Só pararam quando bateram na cerca”, explica o militar.

Investigação

Nesta quinta (02), a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciará a investigação do caso. O VI Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação, e o de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realiza as diligências em São Gabriel/GO, por meio do procedimento chamado Ação Inicial.

A FAB vai coletar os dados necessários, fazer fotografias das cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de acontecimentos. “A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram”, complementou.

A Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) divulgou, preliminarmente, que o registro da aeronave e do piloto estavam regulares. A capacidade do monomotor era para três pessoas e o piloto, ou seja, tudo estava dentro da norma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado