Menu
Brasília

Perto dos 60 anos, área central de Brasília passa por limpeza

Enquanto o Parque da Cidade está fechado para evitar a propagação do novo coronavírus, o GDF aproveita para fazer manutenção da Piscina de Ondas

Redação Jornal de Brasília

14/04/2020 14h48

Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Faltando uma semana para o aniversário de 60 anos de Brasília, o Governo do Distrito Federal investe na limpeza e organização na área central da capital. Desde a última semana, O GDF realiza serviços como poda de árvore, roçagem, recolhimento de lixo verde, manutenção das vias, pintura de meio-fio, varrição, entre outras ações.

Nesta terça-feira (14), as equipes iniciam o serviço na Asa Sul. Moradora da região há 10 anos, Rosemary Lacerda, 43 anos, ressalta que, apesar do momento que estamos vivendo, devido a pandemia do coronavírus, esses serviços não podem parar, pois também são essenciais para a população.

“Brasília é uma cidade muito bonita, arborizada e cheia de verde. Cuidar dela é sempre muito bom. As pessoas se sentem mais acolhidas em um lugar cuidado, com ruas limpas, com lixeiras espalhadas pelos locais. É um trabalho que tem que ser feito de forma contínua”, comenta a servidora pública.

Além de conforto para a população, Rosemary lembra que as ações também trarão mais segurança aos moradores. “A limpeza é uma forma de combater a dengue, por exemplo, e evitar acidentes com árvores. O que temos que entender é que o trabalho é em conjunto. O governo faz a parte dele e a gente tem que fazer a nossa também”, afirma.

Outras regiões

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Depois dos serviços na Asa Sul, que devem durar três dias, o mutirão segue para a Asa Norte e Lago Norte. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados antes do aniversário de Brasília. São 220 funcionários e 80 caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), além de 95 garis e duas máquinas de pintura do Serviço de Limpeza (SLU).

Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires, o mutirão de serviços tem o objetivo de limpar e arrumar as regiões para o aniversário de 60 anos de Brasília. “Mesmo que não tenha comemoração, é uma data muito importante para a cidade. Independente desses trabalhos, continuamos realizando esse tipo de ação nas outras regiões administrativas”, lembra.

Ainda de acordo com o secretário, com o apoio do Polo Central do GDF Presente, as ações também englobam tapa buraco, limpeza nas paradas de ônibus e nas bocas de lobo, a recuperação de calçadas e meio-fios, assim como o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Se as equipes encontram um local abandonado, cheio de entulhos e com focos do mosquito da dengue, imediatamente fazemos a faxina do lugar. Além disso, estamos aproveitando esse momento de isolamento social para realizar obras em pontos críticos, que a gente não conseguia fazer quando o movimento era maior”, informa.

O Lago Sul foi a primeira região a receber os trabalhos, que começaram quinta (9) e foram concluídos na tarde de sábado (11). Os serviços foram feitos desde o balão do aeroporto até a QL 22. Todas as paradas de ônibus da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), neste trecho, foram lavadas e as árvores do canteiro central foram podadas, além dos buracos que foram tampados.

Piscina com Ondas recebe limpeza reforçada

Enquanto o Parque da Cidade está fechado para evitar a propagação da contaminação pelo coronavírus, o GDF aproveita para fazer a manutenção do maior espaço público de lazer da América do Sul. Funcionários da Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap) iniciaram, nesta terça-feira (14), uma limpeza na Piscina com Ondas – um dos ícones de Brasília –, para combater outra doença que preocupa as autoridades do Distrito Federal: a dengue.

A Novacap está retirando, com uma bomba, a água acumulada no local devido às chuvas das últimas duas semanas. A operação será finalizada nesta quarta-feira (15), quando os próprios funcionários do parque vão limpar o fundo da piscina com água, sabão, vassoura e rodos para retirar a terra e o lodo.

Segundo o administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues da Silva, apesar de desativada, a Piscina com Ondas é limpa constantemente. “Sempre que começa a encher, a gente esvazia, mas choveu muito e a água não tem vazão; a tubulação está entupida”, explica. “A Vigilância Sanitária sempre joga remédio aqui para impedir o crescimento do mosquito Aedes aegypti, tanto que a gente não viu nenhum foco de dengue”.

Silvestre lembra que eliminar a água parada foi uma preocupação demonstrada pelo próprio governador Ibaneis Rocha. “Ele perguntou pessoalmente como estavam as coisas no parque”, conta. Em outra ação de prevenção da dengue, os funcionários responsáveis pela limpeza encontraram, na semana passada, água acumulada nos tambores utilizados pelos lavadores de carro que ficam no Estacionamento 13. “Tampamos ou viramos todos eles”.

Revitalização

No final do ano passado, o GDF designou representantes das secretarias de Governo, Esporte e Lazer e de Projetos Especiais, além da Novacap, para trabalharem juntos na implantação das parcerias público-privadas (PPPs) no Parque da Cidade.

Abrangente, o projeto prevê não só a concessão de espaços à iniciativa privada, mas também a revitalização de aparelhos públicos encontrados ali, como quadras poliesportivas e a piscina com ondas.

A primeira etapa da força-tarefa já está definida. Os gestores públicos vão consultar os membros da iniciativa privada sobre quais adequações físicas e legais são necessárias para a exploração do Parque da Cidade.

A partir das observações do empresariado brasiliense, será decidido que tipo de concessão o grupo vai empregar: geral e ampla ou setorizada. No primeiro modelo, a operação diz respeito à parte de esportes e lazer. No segundo, abrange instalação de restaurantes e lanchonetes, além um espaço para eventos periódicos, como shows e apresentações culturais.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado