Menu
Brasília

Período de inscrições do I Concurso Cultural da Segurança Pública é prorrogado

Período de inscrições terminaria domingo (11) e foi estendido para o próximo dia 25 de outubro.

Redação Jornal de Brasília

09/10/2020 16h26

As inscrições do I Concurso Cultural da Segurança Pública para os Colégios Cívico-Militares do DF foram prorrogadas. A antiga data terminaria neste domingo (11), foi estendido até o próximo dia 25 deste mês. A justificativa é que mais alunos vão poder se inscrever. Para esta edital, o tema será “Segurança Conectada: o olhar da juventude sobre a cultura de paz e a pandemia”.

A competição é atende a cerca de 15 mil alunos que estão matriculados em uma dos dez colégios de ensino do projeto Escolas de Gestão Compartilhada. Para participar, os interessados devem baixar o formulário de inscrição e os demais documentos, como edital e a autorização para participação de menores de 18 anos.

O concurso foi lançado na última semana pelas secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Educação (SEEDF). O público-alvo são adolescentes do ensino fundamental II (entre o 6º e o 9º anos) e do ensino médio (1º, 2º e 3º anos). Os estudantes poderão fazer inscrição para as modalidades de fotografia, redação e vídeo.

“A extensão do prazo ocorreu para podermos atender ainda mais estudantes. Realizamos uma live para auxiliar na produção dos trabalhos e vamos fazer uma outra na próxima semana, para dar ainda mais suporte aos estudantes”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

Sete trabalhos de cada modalidade serão selecionados e submetidos à votação do público, por meio do perfil da SSP-DF no Instagram, entre os dias 3 e 13 de dezembro. A seleção será feita por uma equipe técnica formada por servidores da SSP-DF e da SEEDF especialistas nas áreas do concurso. O resultado será divulgado em 14 de dezembro.

Os três primeiros colocados, em cada uma das três modalidades, serão premiados com smartphone, notebook ou tablets, mas todos os finalistas serão agraciados com um Certificado de Menção Honrosa. Independentemente dos prêmios, a ideia é que o maior número de alunos participem, pois o concurso foi pensado para alcançá-los e engajá-los, de acordo com as possibilidades permitidas em tempos de pandemia de Covid-19.

Cultura de paz

Os trabalhos deverão ser desenvolvidos levando-se em consideração a cultura de paz. “Os alunos deverão abordar temas como tolerância, cooperação, respeito à vida, respeito às individualidades, solidariedade, comunicação não violenta. Vamos falar mais sobre essa temática neste período de inscrições”, explica o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Manoel Coelho Arruda.

Escolas participantes

Poderão participar alunos matriculados no Centro Educacional 3 de Sobradinho; no Centro Educacional 1 da Estrutural; no Centro Educacional 7 da Ceilândia; no Centro Educacional 308 do Recanto das Emas; no Centro Educacional Condomínio Estância III Planaltina; no Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia; no Centro Educacional 1 do Itapoã; no Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga; no Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante; e no Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II.

Trabalhos

A redação poderá ser feita em três formatos: poesia, conto/cordel ou relato de experiência, e os textos deverão ter entre 15 e 30 linhas. A comissão julgadora irá avaliar critérios de adequação ao tema proposto, criatividade, originalidade e correções ortográfica e gramatical.

Já o participante da modalidade fotografia deverá registrar uma imagem que, além de ser inédita, deverá ser de autoria do próprio inscrito. O registro fotográfico poderá ser realizado com aparelho celular ou câmera digital, em formato em Jpeg (ou JPG), com tamanho máximo de 2Mb.

O participante poderá incluir, junto da imagem, um texto explicativo de no máximo sete linhas e seguir os critérios adequação ao tema proposto, criatividade e composição.

Aqueles que optarem pelo formato vídeo deverão enviar material autoral, com duração igual ou inferior a um minuto, incluído nesta duração o tempo destinado aos créditos. O gênero será de livre escolha – pode ser documentário, ficção ou animação, por exemplo.

As imagens poderão ser capturadas de qualquer equipamento – celular, câmera digital e/ou filmadora. O importante é que a qualidade do som seja boa. A escolha será feita com base na adequação ao tema proposto e na criatividade.

Oficina on-line

No próximo dia 16 de outubro, às 16h, a SSP-DF fará uma live em seu perfil no Instagram (@ssp.df) com profissionais de renome que atuam nas três áreas do concurso – redação, fotografia e vídeo. Durante a transmissão ao vivo serão dadas dicas de produção dos trabalhos.

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado