Menu
Brasília

Perigo na via: capivaras são encontradas mortas no DF

Arquivo Geral

11/04/2019 19h22

Atualizada 12/04/2019 14h32

Três capivaras foram encontradas mortas, na manhã desta quinta-feira (11), no Lago Sul. Os animais estavam localizados ao lado da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), na altura do Instituto Dom Orione. Ainda não se sabe a causa da morte dos roedores, mas suspeita-se de que teria sido atropelamento.

Quem passa pelo local conhece bem o perigo e sabe da possibilidade de um encontro nada casual com o roedores. O Jornal de Brasília procurou o Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal mas não recebeu atendimento até o fechamento desta reportagem.

Apesar da presença constante de capivaras, no local não há placas de sinalização referente aos animais. O Departamento de Estrada e Rodagens (Der-DF), responsável pela estrada, afirmou ao Jornal de Brasília que atualmente está realizando um estudo na área, junto à uma empresa parceira, sobre esta condição. Ao final da pesquisa, será decidido onde será colocada a sinalização na EPDB.

Outros casos

Em julho de 2017, quatro capivaras foram encontradas mortas às margens de um córrego localizado na quadra 22 do Lago Sul. No caso, segundo apuração da Polícia Militar Ambiental, foi verificado lesões no dorso, patas e cabeças dos animais resultantes de marcas próprias de atropelamento.

Em 2012, o número foi maior. Às margens da Barragem de Santa Maria, dentro do Parque Nacional de Brasília, foram encontradas 17 capivaras mortas. O motivo da morte não foi conhecido.

Para quem não sabe existe uma ferramenta na internet chamada atropelômetro, uma iniciativa do CBEE e estima em tempo real o número de vertebrados terrestres silvestres mortos por atropelamento nas rodovias brasileiras.

As estimativas mostram que mais de 15 animais morrem nas estradas brasileiras a cada segundo. Diariamente, devem morrer mais de 1,3 milhões de animais e ao final de um ano, até 475 milhões de animais selvagens são atropelados no Brasil.

Da Redação 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado