Menu
Brasília

Perfil do JBr. é “bombardeado” por eleitores do pré-candidato Wasny

Arquivo Geral

25/06/2018 17h27

Myke Sena/Jornal de Brasília

Matheus Venzi
[email protected]

Exército de perfis falsos? Uma movimentação estranha na página do Facebook do Jornal de Brasília chamou a atenção nesta segunda-feira (25). Em vários posts de notícias sem relação alguma com política, surgiu uma série de comentários de apoio ao pré-candidato ao Senado Federal Wasny de Roure (PT). O que mais chama atenção é que os perfis aparentam ser falsos.

Wasny atualmente cumpre o seu sexto mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “O País precisa de gente como você no Senado, a anos (SIC) venho acompanhando sua história, você é o cara certo”, disse o usuário Rodrigo Almeida ao se referir ao político. No perfil dele são encontradas poucas informações, fotos genéricas e poucos amigos adicionados. Essas características geralmente são atribuídas a perfis “fake”, ou seja, contas falsas em uma rede social.

 

Spam
“Único político que tenho orgulho de dizer que votei… desde sempre… e voto sem pensar duas vezes”, disse outro suposto internauta, sob o nome de Caio Andrade. Os perfis chegaram a publicar os mesmos comentários em várias publicações. Uma atitude que também pode ser conhecida como spam.

Foto roubada
Em um dos perfis falsos, sob o nome de Camila Sousa, a foto de uma digital influencer conhecida foi usada. A foto, que na verdade pertence a Julia Faria, inclusive tinha uma marca d’água que comprova a fraude. Ainda não se sabe a motivação das postagens.

 

Reações
Leitores da página ficaram revoltados com a atitude. “Qual a necessidade de postar essa m* abaixo de todas as notícias? Coisa tosca. Ninguém vai votar nele por causa de elogios forçados não, rapaz”, disse um usuário.

Já outro leitor foi mais longe e acusou o petista de pagar pela criação de contas falsas, com o objetivo de enaltece-lo.

Versão oficial

Procurada, a chefia de gabinete do deputado distrital Wasny de Roure (PT) negou qualquer relação com o ocorrido e informou que “não atua desta maneira”. “Inclusive, causa estranheza esse tipo de comentário justamente na página de um dos principais veículos de comunicação da cidade. Onde poderia ser identificado e facilmente denunciado”.

Ainda segundo a chefia de gabinete, “a política de divulgação do mandato tem se pautado pela mobilização de assessores, apoiadores e militantes, sempre no sentido de divulgar as ações parlamentares e nada mais. Na medida que a pretensão do parlamentar fica mais clara para a militância e os apoiadores, é cada vez mais recorrente também a referência como senador”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado