fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Pela primeira vez na história, Iate Clube terá eleições virtuais

Quatro chapas concorrem à Comodoria e ao Conselho Deliberativo. Votação será pelo celular

Pedro Marra

Publicado

em

PUBLICIDADE

Pela primeira vez na história, o Iate Clube de Brasília fará, no próximo sábado às 11h, um processo eleitoral totalmente virtual para escolher uma chapa para o Conselho Deliberativo e outra para a Comodoria. O objetivo deste modo de votação é proteger a saúde dos associados para evitar o contágio do novo coronavírus, seguindo as medidas sanitárias de segurança em função da pandemia no Distrito Federal.

Para votar é necessário que o cadastro do associado esteja atualizado, de acordo com o estatuto. Principalmente a foto do titular, que deve ser recente, pois uma das etapas de confirmação da identidade consiste em uma selfie, que será comparada com a imagem do cadastro. A atualização pode ser feita até as 17h de hoje. Para isso, deverão estar quitados os débitos junto à tesouraria.

O processo de votação somente poderá ser feito por meio de um smartphone com câmera frontal. Às 11h do próximo sábado, horário de início da votação, será disponibilizado um link no site do Iate (www.iateclubedebrasilia.com.br), que irá direcionar ao aplicativo das eleições. Serão abertas telas para preenchimento com os dados do titular. Todo o procedimento será intuitivo e simples. Juntamente com o número do título, deverá ser acrescido o código do respectivo título. Por exemplo, proprietário: 01 + nº do título.

Após a confirmação dos dados, as chapas homologadas serão apresentadas em formato de múltipla escolha, para que o sócio vote. Caso prefira, poderá votar em apenas uma das categorias. Concluído o procedimento de votação, será gerado um comprovante. A partir daí, a votação será encerrada às 20h do mesmo dia, 10 de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comodoria

As chapas candidatas para a comodoria são: Iate: unir para ser feliz 11 e Up Iate 33. Formada por Newton Marques como comodoro, Vilmar Oliveira , 1º vice-comodoro e Vanessa Corazza como 2ª vice-comodoro, a chapa Up Iate 33 propõe eventos diversificados. Um deles é a reativação do Farol do Iate, que iria servir como um espaço gastronômico e social. Além da criação de uma pista de skate e uma “Olimpíadas” com diferentes modalidades esportivas. Os eventos sociais e culturais, marcas registradas do clube, também estão na pauta da chapa.

Além disso, há a proposta de criar o app Iate em suas mãos, junto à potencialização da rede Wi-Fi para os sócios. “O melhor de tudo, sem aumento da mensalidade no ano de 2021”, defende a chapa Up Iate.

Aliança pelo Iate propõe modernizar

Para o Conselho Deliberativo, concorrem duas chapas postulantes a 40 vagas de conselheiros efetivos e a 20 vagas de suplentes de conselheiro. O Conselho Deliberativo é o órgão legislativo, que age como representante do sócio. O Conselho exerce missões importantes, como: discutir e aprovar o programa de trabalho formatado no Orçamento Anual. Ao Conselho Deliberativo estão relacionados, também, a aprovação de normas disciplinadoras das relações do associado entre si e com a instituição, bem como, por meio da Comissão Fiscal, função fiscalizadora dos atos de gestão praticados pelos órgãos do clube. As chapas Conselho Independente 500 e Aliança pelo Iate 600 são as concorrentes deste ano para esta área da instituição.

Uma das candidatas ao posto, a chapa “Aliança pelo Iate 600” aposta na mistura de sócios experientes e mais jovens, tendo representantes de todas as áreas do clube. Se eleita para o Conselho Deliberativo, prometem “fiscalizar a diretoria com o rigor necessário. Mas que, ao mesmo tempo, vai deixá-la trabalhar e trazer as melhorias que o clube precisa. Resgataremos a missão principal do Conselho Deliberativo — independência para legislar, responsabilidade para fiscalizar e diálogo para desenvolver e modernizar o clube”, pontua a Aliança pelo Iate 600.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo pretende analisar as prestações de contas com base nas propostas de orçamento e execução. Além disso, deliberar o plano de obras. “Estimularemos a adoção de ferramentas de planejamento, avaliação e controle, tais como a política de RH e os planos estratégico, diretor e ambiental”, acrescenta a chapa.

Segundo a Aliança, a política do Iate não comporta radicalismos. “O clube deve ser administrado com competência e harmonia, com canais de comunicação e apoio recíproco entre o Conselho Deliberativo e a Diretoria. Estabeleceremos um calendário de reuniões com sócios para debater temas relevantes, democratizando as decisões do clube”, declaram.

Contratos

Esta semana, o Iate assinou contrato com a empresa especializada em tecnologia que vai dar todo o suporte necessário para a hospedagem segura do aplicativo, para evitar a possibilidade de invasão do sistema. Também foi assinado contrato com uma empresa de auditoria externa, que vai acompanhar de perto a lisura do processo eleitoral, com um time capacitado, composto por profissionais de tecnologia da informação e advogados.

“Contratamos empresas de grande experiência, pois é um projeto desafiador do Iate Clube. Estamos trazendo o que há de mais seguro em termos de eleições online para garantir a segurança e sigilo em todo o processo. Quem sabe, esse procedimento poderá se tornar padrão para as próximas eleições”, disse o comodoro do Iate, Rudi Finger.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serviço

Passo a passo para votar

  • Clique no link de votação para direcionamento ao aplicativo;
  • Preencha seus dados conforme solicitado e tire uma foto (selfie);
  • As chapas homologadas aparecerão na tela em forma de múltipla escolha;
  • O Associado poderá votar em uma chapa para Conselho Deliberativo e uma para Comodoria. Se preferir, poderá votar apenas em uma das categorias;
  • O voto será pessoal e secreto;
  • Ao concluir o processo, será gerado um código comprovante de votação, que poderá ser salvo no celular ou compartilhado.
  • Para votar, é importante que o acesso à câmera esteja desbloqueado. No caso do iPhone, basta acessar Ajustes – Safari – Câmera. Aparecerão três opções. Selecione Permitir.



Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade