Menu
Brasília

PCDF prende grupo especializado em roubo e receptação de cargas

Grupo amarrava motoristas, levava para locais ermos e roubavam as mercadorias. Em seguida, revendiam os produtos para pequenos varejistas

Redação Jornal de Brasília

21/02/2020 9h04

Cláudio Py
[email protected]

Após seis meses de investigação, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na manhã desta sexta-feira, realizou a Operação Celari, cujo objetivo é capturar os membros de um grupo criminoso especializado em roubar e receptar cargas. Dos 15 mandados de prisão expedidos, doze homens e uma mulher foram capturados e presos, enquanto outros dois estão foragidos. Com exceção de um, todos os envolvidos já tinham passagem pela polícia.

Segundo investigação, quatro dos nove crimes identificados aconteceram em regiões administrativas do Distrito Federal: Gama, Planaltina, Santa Maria e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Os outros cinco ocorreram no entorno, especificamente em Alexânia, Contagem, Padre Bernardo e Valparaíso. Para o coordenador da Corpatri, delegado André Luís Leite, os criminosos escolhiam os lugares com menos fiscalização e monitoramento da polícia para atuar com mais facilidade.

De acordo com o delegado, o crime era bastante violento. Os motoristas eram ameaçados pelos criminosos com armas de fogo e, em seguida, eram amarrados por algumas horas. Enquanto isso, os caminhões eram roubados e a carga era transportada para um dos dois depósitos do grupo. Em seguida, os caminhões eram abandonados e os produtos eram revendidos para os comerciantes locais. “Nós já encontramos os depósitos, um fica localizado em Valparaíso e o outro na região do Sol Nascente”, complementou André Luís.

Um dos membros do grupo criminoso é dono de uma distribuidora no Valparaíso. Portanto, a função dele era revender as cargas para os pequenos varejistas do entorno. O delegado também afirma que as cargas eram entregues com as notas fiscais verdadeiras, dificultando a comprovação da proveniência criminosa dos produtos.

Além das cargas encontradas nos depósitos, os policiais apreenderam três carros, duas armas de fogo, celulares, balanças de precisão, porções de cocaína, um caminhão e munição de fuzil calibre 762.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado