Menu
Brasília

PCDF prende estelionatário que agia na OLX

Ele encaminhava à vítima um comprovante de agendamento de transferência eletrônica e, após receber o aparelho, cancelava a transação

Aline Rocha

10/02/2020 17h37

Atualizada 12/02/2020 16h27

Foto: Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (10), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 1ª Delegacia de Polícia (DP) deflagrou a Operação Manzana e prendeu, em flagrante, um homem de 24 anos investigado por estelionato em site de compras. 

Segundo as investigações da polícia, Rodrigo Mascarenhas Porto Dias procurava pessoas com anúncio de telefones do tipo iPhone disponíveis e, afirmando estar interessado na compra do aparelho, marcava encontros com os anunciantes. 

O autor do crime via o aparelho e simulava o pagamento. Ele encaminhava à vítima um comprovante de agendamento de transferência eletrônica e, sem perceber que se tratava desse estilo de pagamento, a vítima entregava o telefone ao estelionatário. 

Assim que o homem recebia o aparelho, ele cancelava o agendamento e a vítima ficava no prejuízo. Ele usava tal modus operandis desde 2018 e, apenas na 1ª DP, ele responde por 18 estelionatos. 

Por meio de nota, a OLX se pronunciou sobre o caso e disse não ter tido acesso às evidências de que o caso tenha ocorrido pela plataforma. Veja a nota na íntegra:

“A OLX não teve acesso às evidências de que esse caso ocorreu por meio da plataforma, mas está à disposição das autoridades para colaborar na apuração dos fatos. A OLX investe constantemente em tecnologia e no aprimoramento da relação com seus usuários, que recebem alertas e comunicados na plataforma sobre as melhores práticas de negociação. Nossa atividade consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços de forma rápida e simples. A empresa não faz a intermediação ou participa de qualquer forma das transações, que são feitas diretamente entre os usuários.

Dicas de Negociação Online:

– Antes de se encontrar com o comprador ou vendedor, busque informações sobre ele. Pergunte o nome com sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras; informações que possam ajudar a identificá-lo;
– Não deposite ou realize transferências de valor antes de receber o produto;
– Sempre pesquise os valores de mercado daquilo que você pretende adquirir;
– Fique atento sobre os excessos de facilidades e preços muito abaixo do mercado;
– Sempre peça a nota fiscal do produto.

Atenção às formas de pagamento do comprador:

a) Em casos de cheque, espere compensar antes da entrega/envio do produto;
b) Em casos de transferência bancária, espere o valor ser verificado em sua conta;
c) Em casos de depósito em caixa eletrônico, aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”
d) Em caso de pagamento em dinheiro, verifique o valor entregue juntamente com a veracidade das notas.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado