Menu
Brasília

PCDF prende acusados de matar homem em Planaltina

Marcos Diones Lopes da Silva, 32 anos, foi reconhecido pelo irmão. Segundo o CBMDF, Marcos teria sido golpeado a facadas

Redação Jornal de Brasília

10/03/2020 18h30

Cláudio Py, Lucas Neiva e Willian Matos
[email protected]

Na manhã de ontem (9), policiais da 31ª Delegacia de Polícia Civil (31ª DP/PCDF) prenderam os quatro envolvidos no assassinato de Marcos Diones Lopes Silva, 32 anos, encontrado morto no porta-malas do carro durante madrugada, com ferimentos de faca pelo corpo e marcas de estrangulamento.

Os suspeitos eram parentes em sua maioria: pai, filho, enteado e um amigo do filho. O filho é menor de idade, de 16 anos, e possui passagem por latrocínio tentado. O crime aconteceu na casa do enteado, e a motivação ainda é investigada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Inicialmente, o filho, apontado pelos demais como autor do crime, estaria bebendo junto ao amigo envolvido na casa de uma amiga, que também convidou Marcos. Mais tarde o grupo saiu no carro de Marcos para seguir até um bar, mas o veículo entrou em pane no caminho e eles tiveram que guardá-lo na garagem do irmão do autor, onde permaneceram. O pai do suposto autor se encontrava no local.

Valuziano de Castro Salgado, delegado-chefe adjunto da 31ª DP, afirma que a motivação fica confusa. “O adolescente informa que teria sido por motivação de ciúme, afirmando que a namorada estava no local mas a vítima teria flertado com ela. Mas essa hipótese foi descartada porque a namorada não esteve lá”, explica.

O delegado considera mais provável que um dano provocado no carro de Marcos seja o principal motivo da briga que resultou em sua morte. “O adolescente saiu dirigindo esse veículo e, conforme a declaração de testemunhas, houve um dano a esse veículo. Então provavelmente a motivação foi o veículo: ou pelo dano ou por vontade dos autores de subtrair esse veículo”.

O corpo foi encontrado pela esposa de Marcos, que percebeu a ausência do marido. Quando chegou no local, o pai, sujo de sangue, a tentou impedir de entrar em casa, mas o enteado havia empurrado o carro de Marcos para fora da garagem, com o porta-malas sujo de sangue. “O adolescente nos informa que se a esposa da vítima não tivesse visto, eles teriam levado o veículo até um local ermo e queimado o veículo com o corpo dentro”, declara o delegado.

Todos os envolvidos já possuem passagem pela polícia, em sua maioria por latrocínio. Respondem por corrupção de menor, ocultação de cadáver, homicídio qualificado e resistência: os suspeitos tentaram fugir da PCDF durante a abordagem, chegando a exigir dos policiais o uso de helicóptero para efetuar as prisões. Valuziano não considera que o adolescente possa ser o autor principal do crime. “Como corriqueiramente acontece, tentaram imputar todos os fatos ao adolescente, mas ficou bem comprovado que eles tiveram sim participação no homicídio”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado