Menu
Brasília

PCDF mira traficantes na Vila Telebrasília

Polícia Civil investiga associação de tráfico em Vila Brasília desde fevereiro deste ano

Lindauro Gomes

03/12/2019 7h58

Foto: Vitor Mendonça/ Jornal de Brasília

Vitor Mendonça e Willian Matos 
[email protected]

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), uma operação com o objetivo de desmantelar o tráfico de drogas na Vila Telebrasília.

As investigações estão a cargo da  1ª DP (Asa Sul) e estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão com apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE). 

Em setembro deste ano ocorreu a primeira fase da operação, denominada pela polícia de “Garden” e foi efetuada a prisão em flagrante de um suspeito de tráfico,  Rafael Ramos Claudino, que vendia drogas na região.

De acordo com o delegado adjunto João Ataliba, da 1a Delegacia de Polícia (Asa Sul), as principais drogas comercializadas pelos traficantes eram maconha, crack e, por vezes, pequenas quantias de cocaína. Todos respondem por tráfico e associação ao mesmo crime.

“É uma investigação que iniciamos em fevereiro deste ano e, com a ajuda de recursos tecnológicos e apuração em campo, percebemos a atuação de três associações distintas na Vila Telebrasília”, afirmou o delegado.

Segundo Ataliba, uma das organizações criminosas também fornecia drogas para uma terceira associação, de menor porte. Os líderes Adriano Pinto dos Santos, conhecido como Padeco, 31 anos, Mateus Pereira Fé, 22 anos e Sônia Alves de Souza, 44, juntamente com o filho Tiago Alves dos Santos, 24, comandavam as movimentações realizadas na localidade.

“Mateus comprava uma maior quantidade de droga e, do que chega, reparte para outras pessoas e já fornece para outros distribuidores passarem para frente. Tivemos a informação de que ele tinha adquirido cinco quilos de uma demanda e sabíamos onde ele escondia a droga, que é um lugar conhecido como castelinho. As pessoas que compram são de várias partes do DF”, detalhou o responsável pela operação.

Outros investigados que têm envolvimento nas práticas ilícitas e não foram presos na operação desta terça, ajudavam Mateus e Adriano na busca das drogas, principalmente. Grande parte do fornecimento vinha da região de Ceilândia, de acordo com as investigações realizadas.

Padeco, um dos mais influentes traficantes na região segundo os investigadores, chegou a ser preso na terça-feira da última semana, em 26/11, com uma porção de skunk, tipo de maconha, avaliada em cerca de R$ 3 mil. Ele foi solto na quinta-feira (28) em audiência de custódia.

“Cumprimos busca na casa dele hoje de novo, mas apenas encontramos uma porção para uso pessoal. Ele foi conduzido aqui e autuado por porte de drogas para consumo”, complementou Ataliba.

No local conhecido como castelinho, utilizado para guardar e esconder as drogas a serem comercializadas, na Vila Telebrasília, foram presos cinco homens. A PCDF capturou ali os irmãos Luciano e Luan Barros de Sá, de 29 e 25 anos, respectivamente; os irmãos Almir Santos Maraes e Alcione Maraes dos Santos, de 29 e 32 anos, em sequência; e Denilson Rodrigues de Jesus, 30 anos. Estes compunham, quase por completo, o grupo criminoso de Mateus.

Os líderes de duas organizações também foram presos nesta manhã. Mateus Pereira Fé, 22 anos, Cícero Lima da Silva, 36 anos, Tiago Alves dos Santos, 24 e Sônia Alves de Souza, mãe de Tiago, foram encontrados na casa desta última.

Caso sejam condenados, os presos poderão receber penas superiores a 20 anos de reclusão. Na manhã de hoje também foram apreendidas facas, uma reprodução de espada samurai, uma espingarda, uma balança de precisão e uma máscara de palhaço, R$ 140 e seis celulares, além de drogas como maconha e crack.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado