Menu
Brasília

PCDF mira líder de grupo acusado de roubo de carros

Segundo investigações, o homem receptava os veículos roubados por outros membros da organização, fazia adulterações, revendia e roubava de novo

Willian Matos

25/06/2020 8h27

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (25), mais membros de um grupo especializado em roubo de carros no Distrito Federal. 15 pessoas foram presas preventivamente. O líder da organização foi identificado.

Os policiais também cumpriram nove mandados de busca e apreensão. As ações foram realizadas em Planaltina, Samambaia e Santa Maria, além dos municípios goianos Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia.

A ação desta quinta (25) é a segunda fase da operação Hércules. As duas visaram dar fim ao grupo e coibir os roubos a veículos no DF. Ao todo, nas duas operações, já foram 26 prisões preventivas e oito temporárias.

Roubar, adulterar, vender e… roubar

O grupo se dividia em funções: enquanto uns iam às ruas para cometer os roubos, principalmente nas regiões de Taguatinga e Águas Claras, outros receptavam. O líder da organização ficava na parte de receptação.

Após receptar, eles adulteravam os veículos, faziam documentos falsos e placas frias. Quando o carro era de maior valor financeiro, exemplo de modelos como Toyota Corolla e VW Jetta, o grupo encaminhava direto para receptadores específicos em Goiânia-GO.

Quando o veículo era mais popular, como os modelos Chevrolet Onix, Fiat Argo e Hyundai HB 20, o grupo criava anúncios em aplicativos e sites de compra e venda. No entanto, após vender, os membros rastreavam e furtavam o carro, usando uma chave reserva. 

O grupo também ostentava dentro dos veículos. Veja:

Penas

Os acusados devem responder pelos crimes de organização criminosa, roubo, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, falsificação e documento público e estelionato.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado