Menu
Brasília

PCDF desarticula quadrilha especializada em roubo e receptação de carga

Os policiais realizaram flagrante de tráfico de drogas e posse de munição, cumpriram oito mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão

Redação Jornal de Brasília

06/05/2020 14h28

Foto: Divulgação/PCDF

Nesta quarta-feira (6) a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) deflagou a Operação Oreo, que teve como objetivo desarticular organização criminosa especializada em roubo e receptação de carga. 

Os policiais realizaram flagrante de tráfico de drogas e posse de munição, cumpriram oito mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. A Corpatri também apreendeu diversas notas, possivelmente falsificadas, localizadas na residência de um dos envolvidos. 

A investigação teve início no segundo semestre de 2019, como desdobramento da Operação Carga Pesada, que desarticulou uma organização criminosa especializada em roubo e receptação de carga com atuação no Distrito Federal e Goiás.

Durante as apurações, os policiais verificaram que havia outro grupo independente, que atuava de forma paralela. Os integrantes realizavam roubos e revenda das mercadorias ilícitas por meio de comércios legalizados em diversas regiões administrativas do Distrito Federal.

O bando era ordenado e caracterizado pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter vantagem patrimonial mediante a prática de infrações penais (roubo e receptação de cargas roubadas). Ele atuava de forma violenta, com armas de fogo e aparelho bloqueador de sinal para dificultar qualquer tipo de localização.

De acordo com a coordenação, os envolvidos praticaram, no mínimo, cinco crimes com restrição de liberdade das vítimas. A organização criminosa também mantinha conexão com outro grupo sediado em Planaltina (também desarticulado pela Polícia Civil do DF durante a Operação Celare).

Os policiais identificaram receptadores das cargas roubadas, que foram presos em flagrante. Os integrantes do bando foram indiciados nos crimes de organização criminosa, roubo majorado e receptação qualificada, cujas penas somadas ultrapassam quarenta anos de reclusão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado