Menu
Brasília

PCDF desarticula grupo criminoso que roubava carros no DF e os revendia em Goiás

Arquivo Geral

27/06/2017 7h39

Foto: Matheus Venzi/Jornal de Brasília

Matheus Venzi
[email protected]

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV/PCDF) deflagrou, nas primeiras horas desta terça-feira (27), uma operação para desarticular um grupo criminoso que roubava carros no Distrito Federal e os revendia em Goiás após adulterar os sinais identificadores. A ação foi batizada de Conexão e visa a cumprir 15 mandados judiciais, sendo oito de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, nas cidades de Samambaia e Anápolis/GO. Dos oito integrantes da quadrilha, seis foram presos e outros dois ainda estão foragidos. Ainda foram apreendidos cerca de 50 kg de maconha.

De acordo com o delegado-chefe da DRFV, Marco Aurélio Vergílio, o grupo criminoso é especializado na subtração de veículos, com emprego de armas de fogo, adulteração de sinais identificadores e venda dos veículos, especialmente veículos SUV e pickups médias. Esses carros eram clonados e comercializados a receptadores na cidade de Anápolis. Os roubos se concentravam nas regiões do Cruzeiro, Ceilândia e Samambaia. A idade dos membros variava de 19 a 54 anos.

O delegado-chefe da DRFV, Marco Aurélio Vergílio destaca a periculosidade da quadrilha

O delegado-chefe da DRFV, Marco Aurélio Vergílio destaca a periculosidade da quadrilha

Segundo apurado nas investigações, os veículos roubados eram repassados aos integrantes do grupo por um valor médio de R$ 2 mil e, depois de adulterados, eram revendidos por um valor de R$ 3,5 mil. “É um grupo que se articulou para praticar uma série de crimes. Foi possível identificar ao menos nove crimes executados pelo bando, além do crime de associação criminosa”, destaca o delegado-chefe da DRFV.

A quadrilha já agia há mais de um ano de maneira organizada, uma parte realizava os roubos enquanto a outra se encarregava da receptação, clonagem e venda. Metade dos membros o grupo eram residentes de Anápolis, a outra metade de Samambaia. Todos tem passagem pela polícia. Os bandidos agiam fora de sua regiões para dificultar o trabalho dos investigadores. “Nós queríamos dar uma resposta à aqueles oriundos de outros estados que vêm praticar crimes no Distrito Federal. Eles acreditam que não vão ser identificados, que vamos ter uma certa dificuldade”, explica o delegado.

Na casa de um dos foragidos, foram encontrados cerca de 50 kg de maconha em uma caixa de isopor dentro de um veículo e munições de diversos calibres. De acordo com o delegado, além dos carros serem revendidos para outros bandidos praticarem roubos, também eram trocados por drogas. A maconha apreendida pode ter sido adquirida através da venda de um dos carros roubados.

PCDF/Divulgação

PCDF/Divulgação

A operação conseguiu recuperar 8 veículos roubados. O trabalho contou com o apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Especializada de Veículos da Polícia Civil de Goiânia (DERFRVA). Os criminosos responderão de acordo com os seus respectivos crimes, que variam: Associação Criminosa (1 a 3 anos), Roubo Qualificado (5 a 15 anos), Receptação (1 a 4 anos) e Adulteração de sinal identificador de veículo automotor (3 a 6 anos).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado