Menu
Brasília

PCDF dá dicas de como evitar cair em golpes na Black Friday

Por conta da alta procura por promoções sites de vendas, fraudadores podem se aproveitar para ludibriar clientes e fazer vítimas

Willian Matos

28/11/2019 13h02

Foto: Agência Brasil

Da redação
[email protected]

Há alguns anos, a última sexta-feira de novembro, no Brasil, é marcada pela chamada Black Friday, dia no qual as lojas de todo o país prometem oferecer descontos maiores do que o habitual. A data costuma mobilizar brasileiros em busca de preços baixos para comprar algo que está em falta, aproveitar promoções em fast-foods, e por aí vai.

Neste ano, a Black Friday chega em um momento em que o consumidor procura comodidade. Segundo pesquisa do site que administra empresas especializadas em e-commerce, NZN Intelligence, 74% da população prefere comprar online a se dirigir a uma loja física.

A internet traz avanços, mas também dá espaço para fraudadores. Por isso, a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), alerta os clientes a ficar atento na hora de adquirir um produto ou serviço.

O delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani, afirma que uma pesquisa prévia é indispensável. “Temos muitos sites que mostram a quantidade de reclamações de empresas”, afirma. “No Brasil é mais complicado registrar um site de vendas, portanto, dê preferência aos sites que terminam em .com.br”, sugere. O site whois.domain.tools permite que seja verificado o tempo em que a plataforma onde se está comprando está no ar. 

Caso a plataforma vendedora solicite que pagamento seja feito como depósito em conta, cabe verificar se está registrada como pessoa jurídica (CNPJ) ou pessoa física (CPF). “Se a empresa enviar a conta com registro de pessoa física, é melhor já acender o farol amarelo. Pode ser um golpe. As compras feitas pela internet com cartão de crédito são mais fáceis de terem os valores estornados”, disse o delegado.

Retrospecto

De janeiro a outubro deste ano, dos 5.314 crimes cometidos pela internet (registrados no DF), 1.907(33%) correspondem a estelionatos. Em 2018, a proporção não foi muito diferente – dos 4.178 crimes registrados, 1.352 (32%) foram estelionatos. A maior parte corresponde à compras em sites falsos, participação em leilões falsos e golpes por meio do aplicativo WhatsApp.

A pena para este delito é de um a cinco anos de prisão, mas, geralmente, quem comete o crime pela internet não o faz com uma única pessoa, como explica o delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani Júnior. 

“Quem comete estelionato no meio virtual não o faz com uma única vítima, mas opera de forma a lucrar, cria um modus operandi de forma que várias pessoas caiam no mesmo golpe. Ou seja, geralmente a pena não é a mínima”.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado