Menu
Brasília

Pátria de saias

Arquivo Geral

12/07/2007 0h00

Antes mesmo da cerimônia de abertura do Pan, amanhã, às 17h, no Maracanã, o futebol feminino abre as competições hoje, com quatro jogos. A partida entre Argentina e Panamá, às 11h15, será o primeiro evento esportivo. Mas a expectativa, pelo menos para os brasileiros, está voltada para a seleção nacional, adversária do Uruguai às 15h30, no Estádio Engenhão.

» Confira a galeria de fotos do Pan-2007

O jogo marca a primeira participação de um atleta brasiliense nos Jogos. A meia-atacante Grazielle deve começar na reserva. Nasceu no Gama, há 26 anos, e está no grupo que luta para dar o ouro ao Brasil.

Grazi terá a companhia de craques da bola como Kátia Cilene, do francês Lyon, e de Pretinha, do japonês Inac. Marta, eleita a melhor jogadora do mundo em 2006, tem compromisso com seu time na Suécia, o Umea, e só chega amanhã ao Rio. Mesmo assim, o Brasil é favorito ao ouro.

Atual campeã do Pan e prata nas Olimpíadas de Atenas-2004, a seleção poderia encontrar dificuldades contra as norte-americanas. Mas os EUA preferiram mandar uma seleção sub-20. O caminho dourado ficou fácil, mas todas amenizam o favoritismo. “Não estamos pensando nisso, temos de nos preocupar com o Uruguai”, receita Grazielle.

Tímida e de poucas palavras, a brasiliense começou a jogar futebol no Gama, aos 12 anos. Aos 13, já estava em São Paulo, onde passou por diversos times até chegar ao Botucatu, seu atual clube. Ano passado, Grazi chegou a jogar no espanhol Levante, durante seis meses, mas resolveu voltar para o Brasil antes do Pan.

A capital paulista foi escolhida por ser a única do País onde são realizados campeonatos regulares de futebol feminino.  “Acho que, com a medalha de ouro, as coisas vão melhorar”, aposta a jogadora.

No Pan, o futebol feminino será disputado por dez seleções em dois grupos. No A, estão Brasil, Canadá, Equador, Jamaica e Uruguai. Argentina, EUA, México, Panamá e Paraguai formam o B. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. Hoje, a bola também rola para Equador x Jamaica, às 15h; e Estados Unidos x Paraguai, às 18h15.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado