Menu
Brasília

Parque Nacional de Brasília não tem data para ser reaberto

Arquivo Geral

04/01/2008 0h00

O Parque Nacional de Brasília ainda não tem data para ser reaberto. Segundo o chefe do parque, store Darlan Pádua, o Instituto Chico Mendes, responsável pela administração, quer que o Ministério da Saúde avalie se existe risco de contrair febre amarela no local.

Ontem técnicos do instituto e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal se reuniram para discutir a situação do parque, que está fechado desde o dia 28 de dezembro depois que macacos foram encontrados mortos, supostamente infectados pela doença.

“Ficou decidido que vão se reunir com o Ministério da Saúde, com representantes do Programa de Febre Amarela, e aí tomaremos uma decisão para abrir o parque e oferecer à população um lazer sem risco”, disse Pádua.

Hoje pela manhã, um desencontro de informações deixou vários freqüentadores sem poder entrar no parque, também chamado de Água Mineral. Ontem, a subsecretaria de Vigilância em Saúde do Distrito Federal divulgou que o acesso estaria liberado nesta sexta-feira para os visitantes vacinados há mais de dez dias contra a febre amarela.

Mas quem esteve lá, como o aposentado José Marreiros Julião, não conseguiu entrar. “Ontem, quando surgiu a noticia que ia abrir, fiquei muito animado e peguei o cartão da vacina. Fui o primeiro a chegar e até agora não tem nada”.

O subsecretário Joaquim Carlos de Barros Neto afirma ter sido avisado que o Instituto Chico Mendes, que administra o parque, precisava de pessoal especializado para checar as carteiras de vacinação e liberar a entrada no parque.

Segundo ele, a subsecretaria disponibilizou uma equipe da vigilância sanitária e anunciou a reabertura do parque. “Fiquei sabendo ontem que eles estavam precisando de equipes através de jornal, e disponibilizamos uma hoje mesmo”.

No entanto, a equipe que chegou de manhã ao parque não pôde trabalhar. A administração informou aos fiscais que o local continuaria fechado. A sanitarista Miriam Braga, que também foi ao parque nesta manhã, afirma que recebeu a informação da reabertura da própria administração do parque.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado