Menu
Brasília

Pare no Parque: tire suas dúvidas sobre o transporte circular gratuito

Entenda como vai funcionar o sistema de mobilidade para servidores e visitantes do Palácio do Buriti e Anexo deixarem seus carros no Parque da Cidade.

Redação Jornal de Brasília

09/03/2020 20h30

Foto: Myke Sena/Cedoc/Jornal de Brasília

Os servidores do Palácio do Buriti e Anexo e os visitantes terão, a partir desta quinta-feira (10), transporte gratuito até o Estacionamento 1 do Parque da Cidade. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Economia (SEEC) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) com o objetivo de reduzir o impacto do trânsito nas vias de acesso ao Palácio.

Outro ponto da iniciativa é minimizar o estacionamento em local impróprio, evitando penalidades de trânsito. Saiba mais sobre o projeto Pare no Parque.

O que é o Pare no Parque?
Uma parceria entre Secretaria de Economia (SEEC) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) para que visitantes e servidores do GDF estacionem seus veículos no Estacionamento 1 do Parque da Cidade e sejam conduzidos até o Palácio do Buriti e Anexo em micro-ônibus.

O serviço é destinado a quem?
Servidores do GDF que trabalham no Palácio do Buriti, Anexo e órgãos adjacentes e também visitantes desses locais.

O serviço é gratuito?
Sim.

É preciso comprovar que é servidor para usar o serviço?
Não é necessário apresentar documento ou crachá de identificação.

Quais os pontos de chegada e partida dos ônibus?
Os ônibus fazem as viagens a partir da lotérica do Buriti e no Estacionamento 1 do Parque da Cidade.

O ônibus faz paradas no trajeto?
Por enquanto, não há paradas previstas no circuito além dos pontos de embarque e desembarque no Buriti e no Estacionamento 1 do Parque da Cidade. Essas serão definidas conforme a demanda.

Qual o trajeto do ônibus?
O trajeto é circular. A saída no Palácio do Buriti ocorre próximo à lotérica. O ônibus vira à direita e desce no sentido do Tribunal de Contas do DF. De lá, ele toma a via e vai em direção ao Eixo Monumental. Ao acessar o Eixo, se dirige em direção ao Parque da Cidade passando próximo ao Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios e entrando no Parque da Cidade em seguida. Na sequência, o ônibus se dirige até o Estacionamento 1 e desembarca os passageiros.

O trajeto de saída do Parque da Cidade embarca no Estacionamento 1 e toma o Eixo Monumental. O ônibus passa pela via que cruza a Funarte e o estacionamento da Torre de TV e volta para o Eixo na altura do Mané Garrincha. O veículo segue viagem até o Palácio do Buriti e desembarca os passageiros na lotérica próximo ao Palácio do Buriti.

Quanto tempo de viagem entre o Parque da Cidade e o Palácio do Buriti?
Estima-se o tempo de 10 minutos de viagem para uma distância de aproximadamente três quilômetros.

Qual a capacidade do ônibus?
O serviço dispõe de cinco micro-ônibus com 26 lugares para pessoas acomodadas sentadas. Eles possuem poltronas executivas e ar condicionado.

Qual o horário de funcionamento do serviço?
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h25, com saídas espaçadas a cada cinco e dez minutos.

A área do estacionamento do Parque da Cidade é segura?
Sim, o local conta com iluminação, demarcação de vagas e guarita de segurança. A segurança conta ainda com dois vigilantes por turno, alocados nas guaritas de entrada e saída.

Onde fica o Estacionamento 1 do Parque da Cidade?
O Estacionamento 1 do Parque da Cidade fica ao lado do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, próximo ao Setor de Indústrias Gráficas.

 

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado