Menu
Brasília

Para governador, DF está próximo da imunidade de rebanho

Ibaneis toma como base estudos que afirmam que, para cada uma pessoa diagnosticada com a covid-19, há outras nove contaminadas

Willian Matos

30/09/2020 11h28

O governador Ibaneis Rocha afirmou nesta quarta-feira (30) que o Distrito Federal está próximo de atingir a chamada imunidade de rebanho — termo usado para explicar que o número de infectados pelo novo coronavírus atingiu um patamar que freia a disseminação da doença.

Ibaneis tem como base estudos técnicos que dizem que o número real de contaminados pela covid-19 é pelo menos dez vezes maior do que o registrado. Isto é, para cada uma pessoa infectada, o DF teria outras nove não notificadas. Como a capital tem, hoje, 180 mil casos da doença, estima-se que o número real seja de 1,8 milhão.

“Como nós temos hoje em torno de 180 mil pessoas que foram contaminadas, e multiplicando pelo número de 10, que é de todos os técnicos, todos os especialistas colocam, nós estaríamos entre 1 milhão e 1,8 milhão de pessoas que tiveram contato com o vírus. O que significa que estamos próximos da nossa imunidade de rebanho”, afirmou Ibaneis. O governador, no entanto, acredita que “ainda é preciso ter cuidado”.

Caso os estudos representem a realidade do DF, seria possível dizer que quase 2/3 da população já teve contato com a covid-19, uma vez que a capital do país tem 3 milhões de habitantes. No entanto, além de não ser possível fazer tal afirmação com certeza, deve-se levar em conta a população do Entorno que se consulta na capital e que entra nas estatísticas da Secretaria de Saúde.

O boletim mais recente divulgado pela pasta aponta que o DF chegou a 191.317 casos na última terça-feira (30). Destes, 20.708 são pacientes de outros estados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado