Menu
Brasília

Pais fazem fila nas escolas para conseguir vaga em escola pública

Arquivo Geral

Para os pais que ficaram sem vagas para os filhos e fizeram filas ontem no Centro de Ensino Médio Ave Branca (Cemab), em Taguatinga, o Centro informou que possui 68 turmas com capacidade para até 44 alunos. São 28 turmas pela manhã, 28 à tarde e apenas 12 à noite. A vice-diretora do Cemab, Lucilene Silva Santana, explica que novas turmas poderiam ser abertas no turno noturno mas demandariam uma nova estratégia de matrículas por parte da Secretaria de Educação, que inclui a contratação de novos professores.

A Secretaria de Educação, no entanto, garante que novas turmas podem ser formadas de acordo com a demanda de alunos. “Antes eram apenas nove turmas no CEMAB à noite. Hoje são 12, porque verificamos um aumento no número de alunos interessados”, afirma Claudimary Pires da Silva, diretora da Organização do Sistema de Ensino da Secretaria de Educação.

Claudimary rebate também o “mito” da falta de vagas. “Nenhum aluno do ensino fundamental e médio ficará sem estudar”, garante. “O que acontece é que nem todo pai vai conseguir matricular o filho na escola que quer”, afirma.

PROCURA INTENSA

A procura por vagas no Centro de Ensino Fundamental Polivalente, na Asa Sul, foi intensa desde o início do período de matrículas. Na segunda-feira, os pais que procuraram a escola se depararam com um cartaz onde eram avisados de que todas as vagas foram preenchidas já na primeira etapa do processo, por meio do tele-matrícula, o 156. A chefe da secretaria da escola, Liduína Lobo, orienta que os pais que não conseguiram vagas para os filhos procurem outras escolas. “É pouco provável que surjam novas vagas”, adianta.

Já no Centro de Ensino Fundamental da 504, em Samambaia Sul, os pais que procuraram a secretaria da escola não enfrentaram filas nem transtornos. “As vagas remanescentes tem sido preenchidas com tranquilidade”, garante a vice-diretora, Cássia Milene Coelho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado