Menu
Brasília

Painel de Athos Bulcão é reinstalado no Aeroporto de Brasília

Ação é resultado de um TAC firmado com o MPDFT. Todas as obras do artista em prédios públicos são tombadas como patrimônio cultural da cidade

Redação Jornal de Brasília

03/07/2019 17h07

Da Redação
[email protected]

Nesta terça-feira (2) dia em que Athos Bulcão completaria 101 anos se estivesse vivo, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) concretizou mais uma ação em defesa do patrimônio cultural da cidade: uma obra do artista plástico foi reinstalada no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek. A iniciativa é resultado de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), o Consórcio Inframerica, grupo contratado para as obras de ampliação do aeroporto, a Secretaria de Cultura e a Fundação Athos Bulcão.

Dos 140 metros do painel de chapas de aço, 93 metros foram instalados na sala de embarque doméstico. A Fundação Athos Bulcão analisa o local adequado para a instalação do restante. Segundo o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, o próximo passo é a restauração do painel, o que garantirá a qualidade e a conservação da obra tombada do artista. “O êxito do trabalho do Ministério Público já se faz mostrar com a exibição do painel ao grande público que transita no Aeroporto JK”, destacou. Todas as obras de Athos Bulcão em prédios públicos do Distrito Federal são tombadas como patrimônio cultural.

O TAC, assinado em 2013, teve o objetivo de preservar, durante a reforma do aeroporto, as obras tombadas do artista e, ao término, permitir a exposição do painel ao público. Em 2018, o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista se reuniu com representantes da Inframérica e da Fundação Athos Bulcão e cobrou a conservação e o acesso à obra no local, sob pena de pagar a multa pelo descumprimento, que na época já ultrapassava 2 milhões de reais.

Com informações do MPDFT. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado