Menu
Brasília

Outubro Rosa: UBS 1 de Samambaia intensifica combate e prevenção ao câncer de mama

Desde o início do mês, unidade vem realizando exames e promovendo ações, palestras e eventos para tratar do assunto

Willian Matos

10/10/2019 10h00

Da redação
[email protected]

Durante o mês de outubro, a Unidade Básica de Saúde 1 de Samambaia está executando uma programação voltada ao Outubro Rosa, campanha de combate e prevenção ao câncer de mama. Exames, encaminhamentos, palestras, oficinas e fazendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estão sendo realizados desde a primeira semana do mês.

A UBS tem recebido e atendido pacientes, recolhendo material para exame de citopatologia (Papanicolau) e realizando os encaminhamentos para mamografia. A unidade também está realizando palestras e oficinas. A primeira delas ocorreu na última sexta-feira (4), e a segunda na quarta-feira (9).

Há, ainda, uma terceira ação agendada para esta sexta-feira (11). As palestras têm como tema o autoexame e o câncer de mama, esclarecendo sobre a doença e orientando para a necessidade de cada mulher conhecer seu corpo e identificar qualquer alteração identificada.

Já nas oficinas, as pacientes são informadas sobre a coleta de prevenção (citopatologica), além da importância de realizar os testes rápidos para identificar as possibilidades de doenças contagiosas, como HIV, Sífilis e hepatites.

A paciente Marya Clara Pereira Fagundes da Silva (19) recebe atendimento de rotina em outra unidade, mas, nesta quarta-feira (9) ela foi à UBS 1 participar das atividades de prevenção ao câncer de mama. Apesar de não estar na faixa de idade considerada de maior risco (a partir dos 50 anos), Marya sabe da importância da prevenção. “Eu tenho caso na família. Eu vi o que acontece com uma pessoa que tem a doença e o melhor é se prevenir para não descobrir só quando está em estágio avançado”, destacou a jovem.

Já Maria Clécia de Sousa Sena (66), está muito convencida da necessidade de realizar os exames periodicamente. “É importante nós, mulheres, fazermos nossos exames, porque está acontecendo muitas coisas,  doenças. Precisamos ter cuidado”, insiste a paciente.

“Estamos acolhendo e encaminhando todas as mulheres que buscam a unidade para fazer os exames de mama e citopatológicos, não importando se a UBS de referência é esta ou não, conforme orienta a Secretaria de Saúde”, esclarece o gerente da unidade, Arillson Francisco de Oliveira.

As pacientes têm demonstrado particular interesse e empolgação pelas oficinas de beleza, onde recebem dicas de maquiagem, ganham corte de cabelo e outros cuidados de beleza, enquanto outras mulheres realizam aulas de automassagem.

Excepcionalmente, neste mês de outubro, as unidades básicas de saúde e as policlínicas estarão de portas abertas para receber as mulheres e realizar exames preventivos e mamografias.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a 25% dos casos novos, a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a toda brasileira o acesso gratuito à mamografia. Este exame, como qualquer outro realizado pela rede de saúde pública ou complementar, depende de indicação.

É o profissional de saúde quem recomenda se paciente deve ou não fazer o exame, de acordo com seu histórico familiar, sua idade ou em caso de suspeita de alguma alteração.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado