Menu
Brasília

Outubro Rosa já está ajudando mulheres a receberem o diagnóstico precoce 

Exames realizados em hospitais e UBSs estão identificando lesões suspeitas; pacientes são imediatamente encaminhadas para aprofundar a investigação

Redação Jornal de Brasília

23/10/2019 16h29

Da Redação
[email protected]

A campanha de combate ao câncer de mama, neste Outubro Rosa, está apresentando bons resultados. Os exames realizados em mulheres que procuraram o Hospital da Região Leste já identificaram lesões suspeitas de câncer de mama. E essas pacientes, consequentemente, foram imediatamente encaminhadas para aprofundar a investigação.

A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a ser realizada a cada 24 meses. Para atender a esta faixa etária e às demais mulheres que queiram manter os cuidados preventivos com a saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão mobilizadas para fazer exames citopatológicos (Papanicolau) e encaminhamentos à mamografia. 

As ações da Secretaria de Saúde, durante este mês, visam a prevenir a doença e estimular a realização dos exames preventivos. Todos os hospitais estão empenhados nesta ação, como o HRL – que está com toda a equipe mobilizada para ampliar o atendimento às mulheres.

“A adesão está boa, embora algumas pacientes marcadas ainda faltem à consulta. Já identificamos algumas lesões suspeitas de câncer e essas pacientes prosseguirão com a investigação”, afirma o chefe do Serviço de Radiologia do HRL, João Marcos Meneses.

Palestras e testes

Além do atendimento intensificado para a realização de exames, as pacientes participam de palestras, fazem testes rápidos, recebem orientações sobre o autoexame das mamas, entre outras atividades, conforme a programação de cada unidade.

A UBS 2 de Santa Maria realiza em toda esta quarta-feira (23) uma ação de saúde no Outubro Rosa. A equipe oferece orientações quanto à prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, corte de cabelo, serviço de manicure e pedicure, designer de sobrancelhas e barbeiro para atender os homens.

As unidades de saúde do Recanto das Emas e de Taguatinga também estão promovendo atividades especiais. A UBS 1 de Taguatinga já organizou rodas de conversa para conscientização sobre os cuidados relacionados à saúde da mulher, direcionadas às pacientes desta unidade.

Já a UBS do Recanto das Emas realizou ações que incluíram exames preventivos ao câncer, testes rápidos para detectar sífilis, HIV, hepatites B e C, além de oferecer orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável e atividade física. 

Portas abertas

As ações do Outubro Rosa vão continuar durante todo este mês. As unidades básicas de saúde (UBS) e policlínicas? estão de portas abertas acolhendo as mulheres e realizando exames preventivos e mamografia. 

Com informações da Agência Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado