Menu
Brasília

Operários se apressam para finalizar obras no Clube Marapendi, sede do tênis

Arquivo Geral

10/07/2007 0h00

Entre os dias 18 e 28 de julho, o Clube Marapendi será palco das competições de tênis nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Restando cerca de uma semana para o início das partidas, operários trabalham para finalizar as obras no local. Assim como outras sedes do Pan, o Clube Marapendi também enfrentou problemas com embargos judiciais, que atrasaram o andamento das obras.

Além disso, as quadras do complexo também precisaram passar por modificações para atender às determinações da Federação Internacional de Tênis (ITF) para o posicionamento delas em relação à orientação do sol. Até então, algumas quadras estavam contra o sol, o que prejudicava a visão dos tenistas, principalmente na hora do saque.

“Legal que mudaram, pois isso era inevitável. Falaram que ficou bonito, um lugar bem agradável, mas ainda não tive tempo de ir lá ver como ficou”, afirmou o ex-capitão do Brasil na Copa Davis, Fernando Meligeni. Do total de nove quadras do Marapendi, seis precisaram ser desfeitas para a construção de novas duas em novo sentido.

Mais outras três quadras – sendo uma delas a principal e com capacidade para 2.700 pessoas – foram construídas. No Pan, os jogos serão disputados em um total de cinco quadras. Além da principal, os tenistas também jogarão em outras quatro, cada com capacidade média de 300 torcedores. Três quadras foram reservadas para aquecimento dos atletas. O total do investimento nesta obra chegou a R$ 5,2 milhões.

Nesta terça-feira, pedaços de madeiras e restos ferros das arenas temporárias ainda eram vistos no caminho e abaixo das arquibancadas das quadras. De acordo com a assessoria do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (Co-Rio), no entanto, tudo estará pronto para receber os jogos a partir do dia 18.

Do lado de fora das quadras, cerca de 40 banheiros químicos já estão posicionados para os torcedores das cinco quadras. Os stands dos patrocinadores, porém, ainda estavam em fase de construção, assim como a lanchonete que ficará ao lado da quadra principal. Operários também trabalham para finalizar a pintura do acesso dos torcedores aos locais dos jogos.

Dentro da quadra principal, alguns operários ainda trabalhavam nos últimos retoques, como por exemplo no sistema de iluminação das quadras. Ao tomar conhecimento de que a reportagem tivera acesso à quadra, uma funcionária do Co-Rio advertiu. “É perigoso entrar ali sozinho e sem capacete. Ainda existem operários finalizando as obras. A entrada não poderia ter sido liberada”, afirmou a profissional, que preferiu não se identificar.

No Marapendi, os stands que atenderão à imprensa também já estão construídos, mas o acesso ao interior deles foi vetado por funcionários do Co-Rio, sob a alegação de que estariam passando por uma limpeza.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado