Menu
Brasília

Operação Trânsito Livre prende três servidores do DER/DF

Além da prisão preventiva dos suspeitos, foram expedidos mandados de busca e apreensão no edifício sede da Instituição e nas residências dos presos

Marcus Eduardo Pereira

28/08/2019 19h03

Marcus Pereira
[email protected]

Três investigados, um deles servidor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), foram presos após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (GAECO/MPDFT), com o apoio do Centro de Inteligência/MPDFT e da Polícia Rodoviária Federal deflagrarem a “Operação Trânsito Livre”, nesta quarta-feira (28/08).

Além da prisão preventiva dos suspeitos, foram expedidos mandados de busca e apreensão no edifício sede da Instituição e nas residências dos presos.

As investigações indicam esquema de corrupção que envolveria, mediante cobrança de propina, a retirada de multas e a devolução de carteiras de habitação (CNH) apreendidas. A atuação do grupo criminoso ocorreria de forma concatenada e cada integrante desempenharia papel específico para o desencadeamento dos crimes.

O primeiro passo envolveria contato com a pessoa autuada pelo órgão que, na maioria dos casos, teve carteira de motorista retida. O criminoso se identificaria como servidor do DER/DF e, durante a conversa, ofereceria a possibilidade de não inserir a multa no sistema, de destruir a infração recebida e de, finalmente, devolver a CNH. Em troca, os infratores solicitariam propina correspondente a metade do preço da multa aplicada.

Durante vários meses, o GAECO realizou ação controlada para acompanhar os encontros entre os investigados e os autuados e registrar os crimes ocorridos, em especial o momento do pagamento da propina.

Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado