Menu
Brasília

Operação terá 270 agentes durante período natalino

Objetivo é garantir segurança de lojistas e consumidores nas compras festivas

Marcus Eduardo Pereira

22/11/2019 5h30

Operacao Natal Seguro – PCDF.Jeferson Lisboa Gimenes, diretor da DPC.Foto: Vitor Mendonca/Jornal de BrasiliaData: 21-11-2019

Vítor Mendonça
[email protected]

No último dia 15 de novembro, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu início à operação Natal Seguro — que tem por objetivo aumentar o efetivo policial e as rondas nas regiões administrativas do DF.

No último fim de semana, as ações policiais se alternaram ao longo de 18 horas nas madrugadas das cidades de Ceilândia e Samambaia. Na sexta-feira (15) e sábado (16), as movimentações oficiais se iniciaram às 20h e foram encerradas às 2h do dia seguinte. No domingo (17), a dinâmica começou às 18h e terminou à meia-noite.

De acordo com o diretor do Departamento Polícia Circunscricional (DPC), Jeferson Lisboa Gimenes, que coordena as mais de 30 delegacias espalhadas pelo DF, as ações contam com o efetivo de mais de 270 agentes policiais.
“São cinco equipes no total e, para cada uma, temos um delegado-chefe e um coordenador”, afirmou. “É a primeira vez que essa operação acontece nesses moldes e com esse número de policiais”, disse — acrescentando que “coincidiu de a sexta-feira passada ser o dia do incêndio que atingiu uma subestação da Companhia Energética de Brasília; o fato ocorreu na área Norte da cidade e deixou mais de 76 mil cidadãos sem energia elétrica”. “A população ficou muito agradecida por estarmos em maior quantidade naquele dia”, completou.

Ceilândia

A Região Administrativa de Ceilândia foi apontada por Gimenes como a de maior número de apreensões e de esforço efetivo de policiais. De acordo com ele, somente na respectiva cidade foram cerca de 400 abordagens de pessoas e veículos na sexta-feira.

“Ao todo, nas duas regiões foram feitos flagrantes por porte de armas de fogo — sendo que, em uma delas, apreendemos uma .40mm, de uso restrito das forças policiais; também cumprimos mandados de prisão, entre eles de homicidas; busca e apreensão de menores que tinham praticado latrocínio; e abordagem de pessoas que não cumpriam os requisitos de regime prisional domiciliar”, apontou o oficial.

Véspera

A previsão é que as operações sejam encerradas na véspera do Natal, em 24 de dezembro. Inicialmente, as ações não têm parceria com a Polícia Militar do DF. A fim de resguardar a efetividade das movimentações policiais, também não foram divulgadas as próximas regiões a receberem o efetivo policial. O foco principal foram mandados de prisão, buscas pessoais e redução dos crimes patrimoniais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado