Menu
Brasília

Operação da Polícia Federal no DF descobre fraude no Construcard

Arquivo Geral

12/11/2018 16h36

Da Redação, com informações da Polícia Federal
[email protected]

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (12), em Brasília, uma operação para desarticular uma quadrilha que fraudava empréstimos do Construcard e Moveiscard, realizados pela Caixa Econômica Federal. A ação foi batizada de Ravena.

De acordo com a corporação, a organização criminosa contava com a participação de um empregado da Caixa Econômica Federal. A quadrilha atuava sob a fachada de MaxCred, localizada no Setor Comercial Sul, e captava os interessados nesses empréstimos por meio da publicação de anúncios classificados.

A investigação apontou que os tomadores dos empréstimos eram persuadidos, sob pena de não conseguir a liberação do dinheiro, a assinar os contratos sem ler e com valores majorados em até 100% do valor pretendido pelo interessado.

Depois de obter o financiamento, os criminosos repassavam apenas parte do dinheiro para a vítima, retendo em média 50% do valor. O restante era sacado por meio de compras fictícias em lojas de material de construção cooptadas, uma vez que o financiamento tinha como objetivo específico a aquisição de materiais de construção (ConstruCard) ou móveis e eletrodomésticos (MóveisCard).

As vítimas só tinham ciência do valor total do empréstimo após o prazo de carência (em geral, seis meses), quando começavam a receber a cobrança das parcelas de amortização.

Foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão pela 12ª Vara da Justiça Federal. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato, crime contra o Sistema Financeiro Nacional, corrupção passiva/ativa, com penas variando e um ano a 12 anos de detenção.

Construcard

O Construcard é uma linha de crédito para compra de material de construção em lojas credenciadas pela Caixa. Ao contratar o financiamento, o cliente recebe um cartão e tem até seis meses para comprar o que precisar.

Com o cartão, é possível adquirir, além de materiais de construção mais comuns (como tijolos, esquadrias, pisos, telhas e tintas), armários não removíveis, piscinas, elevadores, caixas-d’água, aquecedores solares, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica.

Móveiscard

O Móveiscard é uma linha de crédito para a compra de bens de consumo duráveis novos, exclusivo para clientes Caixa do Programa Minha Casa Minha Vida e para correntistas (operações 001 e 023). O usuário faz o pedido do cartão em uma agência bancária e tem dois meses para utilizar o limite de crédito, e até 60 meses para pagar.

Versão oficial

Procurada pelo Jornal de Brasília, a Caixa não informou em qual ou quais agências o golpe foi aplicado, tampouco as providências tomadas ou o prejuízo calculado, entre outros questionamentos feitos pela reportagem. Uma nota limitou-se a esclarecer que “informações sobre eventos criminosos em suas unidades são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado