Menu
Brasília

Operação Buraco Zero: regiões administrativas trabalham para solucionar buracos em pistas

A Administração Regional do Riacho Fundo II é exemplo e já tapou quase 100% dos buracos da região

Aline Rocha

29/10/2019 17h12

Foto: Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

O problema dos buracos nas pistas do Distrito Federal (DF) está sendo resolvido em diversas Regiões Administrativas. Para solucionar uma das principais demandas registradas nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF), o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Governo, José Humberto Pires, lançaram o desafio para os administradores regionais: eliminar esse problema das localidades que administram. 

Muitas regiões já estão perto de alcançar a meta. Nesta segunda-feira (29), durante cerimônia no Palácio do Buriti, Ibaneis falou sobre o assunto e deu um estímulo extra aos gestores do DF. “Para tampar os buracos da cidade, lançamos o Programa Buraco Zero na última semana. O administrador que apresentar o fim dos buracos na sua cidade vai ser premiado pelo governo”, adiantou.

A Administração Regional do Riacho Fundo II é exemplo e já tapou quase 100% dos buracos da região. Essa administração regional gasta por mês, em média, 20 toneladas de massa asfáltica. A ação foi possível graças ao reforço de programas do GDF como SOS DF e GDF Presente.

As demandas na ouvidoria da administração nesse sentido já foram zeradas. Agora, a equipe realiza monitoramentos para verificar se ainda há pendência sobre buracos pela região.

De acordo com a administradora regional do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, o resultado positivo é fruto também da parceria com a comunidade.

“Os moradores me enviam vídeos, fotos e áudios de onde estão os problemas. Ou mesmo quando saio e encontro algum morador, eles já avisam das necessidades de sua rua ou quadra. Daí eu já passo para a Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção colocar no cronograma de serviços. Quando são ações executadas por outros órgãos, eles solicitam a resolução”, explica Ana Maria.

“Com a ajuda da população conseguimos solucionar as demandas com maior rapidez, porque já sabemos onde o problema está”, acrescenta a administradora.

E a população está satisfeita com os trabalhos. A moradora Tereza dos Anjos Araújo conta que o buraco na porta de sua casa já havia dado muito trabalho. “Estou nervosa de felicidade. Já gastei muitas vassouras tirando água dele. Agora, graças a Deus foi tapado. Estou muito feliz”.

“É gratificante poder contribuir com a cidade. Isso me deixa muito satisfeita. Ver os moradores agradecidos em pouco tempo de governo é muito bom”, afirma Ana Maria.

Outro serviço que foi zerado no Riacho Fundo II, segundo a administração regional, foi a limpeza de bocas de lobo.

“Fizemos uma operação, que teve início em julho, para limpar todas antes do início das chuvas”, pontua a administradora.

Paranoá

A Administração Regional do Paranoá também tem intensificado os trabalhos para enfrentar a empreitada e cumprir a meta.

“Colocamos um servidor em cada quadra. Ele fica responsável por fazer um levantamento sobre o número de buracos, assim como de lâmpadas queimadas, meios-fios quebrados e bueiros precisando de manutenção”, frisa o administrador regional, Sérgio Damaceno, acrescentando que a meta é tapar todos os buracos da localidade em até 30 dias.

Desde o início da Operação Buraco Zero no Paranoá, na última sexta-feira (18/10), 600 buracos foram tapados. Para tanto, gasta-se uma média de nove toneladas de massa asfáltica por dia. E, com o objetivo de contar com a ajuda da população nos trabalhos, a administração regional disponibilizou um número de telefone por meio do qual os moradores podem ligar e solicitar operações. O número é (61) 3369-9000.

Moradora da Quadra 28 do Paranoá, Elisabete Cristina Pereira dos Santos, 55 anos, diz ter ficado muito satisfeita com as intervenções do GDF. “Tinha muito tempo que não tapavam os buracos aqui. Foi muito bom. Os moradores conseguem fazer os trajetos mais rapidamente, e com mais segurança, com essas vias melhores”, comemorou.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado