Menu
Brasília

Onde colocar os entulhos?

Problemas com contrato de licitação têm atrapalhado bastante a rotina dos brasilienses

Lindauro Gomes

04/11/2019 6h16

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Camilla Germano
[email protected]

Problemas com a elaboração de um novo contrato para definir uma empresa responsável por cuidar de vários papa-entulhos por todo o Distrito Federal têm atrapalhado o dia-a-dia dos brasilienses. Muitos não estão cientes do que está acontecendo e onde devem descartar esses materiais. O DF tem oito espaços especializados para o descarte, mas quatro deles não estão recebendo nenhum tipo de material.

Em nota, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informou que a situação existe, mas será regularizada ainda este ano. “Alguns papa-entulhos estão com as atividades suspensas temporariamente desde o início da semana devido a atrasos no processo de contratação de empresa para operar os equipamentos. O SLU está providenciando a assinatura de contratos emergenciais para retomar os serviços no menor prazo possível, enquanto se conclui a contratação regular.”

Nas últimas semanas, os espaços do Guará, Taguatinga e Ceilândia, não estão recebendo entulhos em razão do fim do contrato com a empresa responsável. Questionado, o SLU não informou o nome da empresa que estava fazendo o serviço, mas afirmou que, a partir do próximo dia 14, será aberta uma sessão para análise das propostas de empresas para substituir o serviço.

Como funcionam

Os papa-entulhos são um ponto de entrega voluntária (PEV) de entulhos. Eles podem receber diariamente, por pessoa, até um metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis, vasos, sofás, etc) e restos de podas. Também podem ser entregues materiais recicláveis como papéis, plásticos, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos. Sem esses espaços, não existe nenhum local apropriado para descarte de materiais.

Ainda de acordo com o SLU, os espaços de Brazlândia, Gama, Planaltina e Asa Sul estão recebendo os entulhos e o descarte pode ser feito mediante as regras estipuladas pelo próprio SLU.

Regras

Nos espaços de coleta não são permitidos resíduos domésticos (orgânicos e rejeitos), industriais, de serviços de saúde e eletrônicos, pneus, embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes, lâmpadas, pilhas e baterias, equipamentos ou materiais que tenham metais pesados, gesso, espelhos, vidros, amianto, tintas, solventes e toners.
Além disso, a entrada de cargas de resíduos em caminhões ou carretas também não é permitida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado