Menu
Brasília

Onça-pintada do Zoológico morre aos 12 anos

A onça-pintada Help não resistiu a um câncer na cavidade abdominal e veio a falecer na segunda-feira (2)

Willian Matos

03/11/2020 9h25

Onça Help. Foto: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília

Morreu na segunda-feira (2) a onça-pintada Help, aos 12 anos. O animal habitava o Zoológico de Brasília desde que nasceu.

Help foi vítima de um câncer agressivo. No ano passado, a equipe de medicina veterinária do Zoológico já havia removido tumores. No entanto, exames feitos na semana passada constataram uma grande massa no abdômen, no fígado e próximo ao baço.

Em nota, o Zoológico de Brasília lamentou a perda. “Help encantou os visitantes com a sua personalidade e relacionamento carinhoso com sua mãe”, citou.

“Perder um animal que está sob os nossos cuidados nunca é e nunca será fácil. Mas precisamos seguir e pedimos o apoio de todos vocês, neste momento, para que continuemos a fazer o nosso trabalho de excelência com a onça-pintada e com as outras mais de 150 espécies que dependem dos nossos esforços no Zoológico de Brasília.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

[NOTA DE PESAR] ????????? Uma das primeiras coisas que aprendemos quando trabalhamos com a natureza é que vida e morte são partes indissociáveis dela. ????????? Infelizmente, animais morrem tanto em estado selvagem quanto sob nossos cuidados. Nossa dedicação e preocupação deve ser fazer o melhor por um futuro em prol das suas espécies e garantir que qualquer animal tenha todos os cuidados necessários quando se encontrar sob nossa responsabilidade. ????????? Mas estamos longe de ser onipotentes e, às vezes, a segunda causa morte mais comum de animais na natureza, a doença, pode nos aplicar um duro golpe. Toda a equipe do Zoológico de Brasília relembrou essa dolorosa lição hoje à tarde, com a partida da onça-pintada Help. ????????? Ela nasceu no Zoo de Brasília e viveu seus 12 anos aqui conosco, atingindo o limite da expectativa de vida da sua espécie no ambiente natural. Help encantou os visitantes com a sua personalidade e relacionamento carinhoso com sua mãe, Pet. ????????? Hoje nos despedimos dela devido a um câncer altamente agressivo. Ela contou com todos os cuidados e o melhor tratamento veterinário até o final. A Help foi uma onça de sorte, pois, no mundo atual, muitas outras estão sendo mortas por caçadores, queimadas em incêndios florestais ou atropeladas em estradas. ????????? Estima-se que existam menos de 10 mil onças-pintadas no Brasil. Em alguns lugares, como aqui mesmo, no Distrito Federal, seus números são preocupantemente ainda mais baixos. ????????? É por esta razão, que, apesar do luto e da dor pela perda da Help, o Zoológico de Brasília irá continuar em sua missão pelas onças-pintadas por meio do programa de conservação da @azab_oficial . Precisamos fazer isso agora pela Pet e, mais do que nunca, pela Help. ????????? Perder um animal que está sob os nossos cuidados nunca é e nunca será fácil. Mas precisamos seguir e pedimos o apoio de todos vocês, neste momento, para que continuemos a fazer o nosso trabalho de excelência com a onça-pintada e com as outras mais de 150 espécies que dependem dos nossos esforços no Zoológico de Brasília 🖤 ????????? 📸 @ivanmattos_ #zoobrasilia #oncapintada #luto

Uma publicação compartilhada por Zoolo?gico de Brasi?lia (@zoobrasilia) em

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado