Menu
Brasília

Obras do sistema de drenagem de Santa Maria está em fase final

90% da lagoa de detenção, 85% do canal e do túnel estão concluídos. Objetivo é evitar alagamentos para um trânsito mais seguro

Redação Jornal de Brasília

30/09/2020 16h36

Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

A água da chuva que chega à cidade de Santa Maria terá destino certo, isso porque um sistema de drenagem está sendo construído próximo ao quilômetro 4 da DF-290 – perto do Condomínio Porto Rico – e deve ser finalizado até o final de outubro. As obras que estão na fase final já executam 90% da lagoa de detenção, além de 85% do canal e do túnel. Para isso, o método utilizado na construção é o N.A.T.M (New Austrian Tunnelling Method), que é  mais rápido e seguro.

O objetivo da construção consiste na criação de um sistema que suporte toda a carga das chuvas e evite alagamentos, que prejudicam os cerca 40 mil motoristas que trafegam pela cidade de Santa Maria. O investimento de R$ 4,7 milhões permitiu que 360 empregos diretos e indiretos fossem gerados.

O executor do contrato da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Carlos Vieira, explica que foram construídos quatro dissipadores – estrutura para diminuir a força da água – que caem na lagoa com capacidade para cerca de 40 mil caixas d’água de mil litros cada. Nesta etapa, faltam apenas o plantio de grama e a construção dos muros.

“Um dos problemas é a quantidade de lixo que vem com a chuva. Estava tudo limpinho e tivemos que parar os trabalhos para higienizar de novo. Foram retiradas 79.500 toneladas de lixo”, reclama.

De lá, o líquido escorre para o novo canal com paredes de 3 metros de altura e 2,70 de largura e, em seguida, para o túnel de 57 metros de comprimento, 3,77 metros de altura e 3 de largura. O método N.A.T.M acelerou os procedimentos.
“Escavamos e concretamos ao mesmo tempo, por isso é um procedimento mais rápido e seguro, tanto para os operários quanto para a população”, informa Vieira. A obra é financiada pela Caixa Econômica Federal, uma vez que os recursos para a execução estão vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pavimentação e Qualificação de vias urbanas no Setor Porto Rico (Santa Maria).

Segurança

Carlos Roberto Correia, 57 anos, não vê a hora da obra acabar. Motorista de ônibus há cerca de 30 anos, ele passa diariamente pela DF-290. “Quando chove para tudo. Além da água, tem terra e asfalto [placas que se soltam com a força da chuva]”, comenta. “Carro pequeno não passa e o grande, às vezes, também não consegue”, lembra. Para o experiente condutor, a obra será fundamental para a segurança do trânsito no local.

É o que reforça o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho. Segundo o gestor, o crescimento da cidade fez com que o sistema de drenagem das águas pluviais não suportasse o volume chuvas. “A estrutura antiga era muito precária. Agora, estamos ampliando para que haja uma contenção maior”, explica.

Diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), Fauzi Nacfur, destaca a importância da obra para a população da região. “Por ali eram comuns os alagamentos durante os períodos chuvosos, que sofriam com o transbordo e deslizamentos de terra na região. Agora, os condutores que trafegam por essa via terão muito mais segurança”, ressalta.

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado